02 novembro 2005

Uma leitura do Primeira Leitura

Na crítica política anti-esquerdista, além de escrever muito bem, Reinaldo Azevedo do Primeira Leitura conjuga qualidades de Olavo de Carvalho e Diogo Mainardi: do primeiro, a coragem de dar nomes aos bois e às bovinas perversões, com a linguagem forte que o assunto requer; do segundo, a capacidade de fazer uma verdadeira festa de humor irônico com as mancadas dos outros. Acompanhando seus textos há algum tempo, tenho para mim que se supera deliciosamente quando fala de Emir Sader. Vejam um parágrafo genial de seu artigo de ontem:

Um leitor me manda um e-mail informando que o professor Emir Sader, cuja notória produção intelectual é defender o PT, escreveu que "a Veja é a pior revista do Brasil". Acho uma terrível injustiça. Eu juro que a equipe de Primeira Leitura faz um esforço danado para ser considerada por ele a pior publicação da história. É verdade que, perto da gigante, a gente é quase nada — mas o que conta é a ruindade... Eu prometo ao leitor: até que Sader não nos veja como a coisa mais detestável da mídia, não descansaremos.

Hahaha! Essa deve ser a ambição de muita gente boa que conheço...

3 comentários:

Norma disse...

Hehehe! Os artigos dele são de uma indigência tão fulgurante que não é possível que sejamos poucos a pensar assim! Nem um mestre tarimbado da propaganda agüentaria tantos anos sem demonstrar, por puro esgotamento persuasivo, sua pobreza intelectual. Por isso ele acaba sendo, a contragosto, referência negativa para os autores mais sérios. Bem-feito!

Verbi Gratia disse...

Amigos, recomendo o livro "Contra o Consenso" do Reinaldo Azevedo em nova edição pela Ed. Barracuda (R$ 35,00). Comprei-o na Liv. Cultura. Vale a leitura tanto pela ousadia bem fundamentada na lógica e na magnitude da cultura do autor, como pela fina ironia que destila na medida exata. Estou na metade do meu. O ISBN é 8598490113. Não estou ganhando nada com isso, sou apenas um leitor satisfeito. :o)

Forte abraço.
MV

Norma disse...

Obrigada pela sugestão, Marcos! Eu ando mesmo curiosa com esse livro... Beijos!