16 novembro 2005

Liberdade na internet ameaçada II: divulguem!

De acordo com as informações que postei aqui, a internet é gerida por um grupo privado na Califórnia, sem fins lucrativos, em cujas decisões o governo americano não dá nenhum pitaco. Quem está descontente com isso - ou seja, quem é interneteiro assumido e acha que a gerência dos EUA é impositiva ou favorece o país de alguma maneira - , levante a mão!

Ninguém? Ok, certo. Maravilha.

Pena que não é a opinião de um negócio que ninguém sabe ainda para que serve, chamado Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação, da qual o Brasil é membro ativíssimo, que quer porque quer tirar os EUA do gerenciamento das páginas eletrônicas internacionais. Eles têm se reunido para isso. Com que finalidade, devemos nos perguntar?

Eles aprovaram na noite desta terça-feira a criação do Fórum de Governança da Internet. O governo brasileiro com tudo na brincadeira: o representante da Casa Civil da Presidência da República, André Barbosa, segundo o Globo on line de hoje, "qualificou a aprovação como uma grande vitória" - para quem, cara pálida?

Quem mais está dentro? Eu já disse aqui, mas convém repetir: tão ativos como o Brasil, estão a China, o Irã, a Arábia Saudita. Quais desses três países permite o acesso livre, sem restrições, dos usuários aos conteúdos da internet? Nenhum deles. Eu gostaria, mui sinceramente, que alguém me explicasse em detalhes - a mim e à nação brasileira - o que vai acontecer se o controle mundial da internet sair das mãos de um país democrático, que até agora não tem dado problema nenhum quanto à liberdade de ir e vir no espaço virtual, para se submeter a um grupo de países antidemocráticos e que restringem tal liberdade. O senhor André Barbosa precisa nos explicar o que o Brasil está fazendo em tão excelente companhia tratando desse assunto. Bom, para não ser injusta, devo acrescentar que a Índia também está entre esses países (mas não nos esqueçamos que a internet lá ainda é só basicamente para ricos anglófonos) e a União Européia deu seu derradeiro apoio à criação do Fórum.

O Brasil parece mesmo ser um país muito empenhado na questão: ainda segundo a notícia do Globo de hoje, partiu de brasileiros a reivindicação de que a convocação do fórum se dê pelo secretário-geral da ONU. Explicações para isso não são dadas. E o representante da Anatel, José Bicalho, explica que "o Fórum terá moldes bem parecidos com o que aplicamos no comitê brasileiro de gestão da internet, como a participação livre da sociedade civil". Explica? Bom, para mim, não parece estar muito explicado, não. "Participação livre da sociedade civil" parece soar tão esquisito como Emir Sader falando de uma "gestão multilateral da internet, transparente e democrática, com a plena participação dos governos, do setor privado e de organizações civis". Ah. Sociedade civil e governo. Entendi.

Depois dizem que a tendência para o totalitarismo seguida por este governo é pura ilusão. Mentira. Ele quer estender tentáculos para todos os lados. Este post é um alerta a todos os que detestam a intervenção governamental excessiva e sobretudo prezam sua liberdade. Divulgue onde e como puder.

6 comentários:

Santa disse...

Muito bom!!! É assim, celebram tudo, sem a menor idéia do estrago.


Abraços,

Norma disse...

Acredito que é imperativo, diante disso, a gente criar um verdadeiro movimento de blogueiros para tentar obstaculizar essa maluquice, exigindo dos responsáveis por essa iniciativa explicações mais satisfatórias.

Na minha opinião - vou tratar disso em post posterior - é a liberdade na internet que realmente incomoda, pois o Brasil está caminhando para um governo totalitário de esquerda e eles sabem que a internet é onde se concentra a maior resistência anti-esquerdista hoje, já que a mídia impressa está toda tomada - exceção honrosa ao Primeira Leitura.

Anônimo disse...

Qualquer dia crio um blog pra te ajudar nisso...
Beijao
Davi

Norma disse...

Crie logo! :-)

Beijos!

Maria Oliveira disse...

Norma, vi o post lá no Blog da Santa com link para o seu artigo "Liberdade na Internet ameaçada...". Li e vou divulgar também.

Elise disse...

cartoon de cox and forkum sobre este tema

abraço, bom fds.