02 agosto 2013

Você está pronto?

Ontem eu estava distraída, ouvindo uma entrevista com o José Dirceu no computador, quando percebi que a voz dele é bem bonita. Foi inevitável pensar no quanto o Brasil teria ganho - e deixado de perder! - se, em vez de guerrilheiro e político, o Dirceu resolvesse ter seguido a carreira de cantor...

                                                                         * * *

Em Romanos 13.3-4 (uso aqui a versão NVI), a função retributiva da justiça é sancionada pela Bíblia. Para isso, Deus proíbe a vingança pessoal e incumbe as autoridades constituídas:

"os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal."

Igualmente, 1 Pedro 2.13-14:

"Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem."

O problema é que, hoje, os governantes têm deixado de punir o mal e recompensar o bem. Pelo contrário: deixam de condenar os maus (impunidade! banditismo! violência!), praticam e aprovam publicamente o mal (corrupção financeira e moral! aborto no SUS! bolsa-família eterna e indiscriminadamente!) e ainda buscam punir o bem (impostos abusivos! controle da educação! lei da palmada! proibição do homeschooling! lei da homofobia! tentativa de controle da internet!). Caem assim na condenação de Isaías 5.20:

"Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo. Ai [...] dos que por suborno absolvem o culpado, mas negam justiça ao inocente. Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão e as suas flores, como pó, serão levadas pelo vento; pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo de Israel."

Diante disso, a regra é clara: não podemos ser levados pelas autoridades a deixar de fazer o bem ou a fazer o mal. Como está em Atos 5.59:

"É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!"

Você está pronto para a perseguição?

5 comentários:

Dionizio Neto disse...

Um assunto que venho debatendo com alguns amigos.
E cheguei a conclusão que a perseguição é tão sutil, que os evangélicos nem sabe identificá-la, por estarem afogados na lama do entretenimento exagerado e dos líderes alienados; que ensinam todo tipo de bobagens para suas ovelhas.

...a perseguição está mais perto do que se pensa e nunca deixou de existir...

Melissa disse...

oi. tudo bom? estou lendo seu livro e gostaria de assinar o blog a fim de receber por email toda vez que vc postar um novo post. tb tenho um blog e coloquei um widget que puxa do feedburner e pronto. so coloco meu email e confirmo no link que chega no email e ai eu recebo os posts. nao consegui fazer iso no seu blog. qdol eu tentei la embaixo em receba a newsletter, me andou participar de u,m grupo, nao sei como proceder e nao sei se desejo participar do grupo, apenas, por enqto receber os posts por email. existe uma outra forma? vc pretende colocar o widget? me desculpe escreve neste comentario aqui mas nao encontrie uma aba contato. obrigada Melissa

Lazzarus disse...

Exatamente! Conforme viveram os apóstolos: Deus em primeiro lugar.

Norma disse...

É isso mesmo, Dionizio!

Melissa, o grupo existe só como divulgação mesmo. Mas agora eu estou fazendo o seguinte: escrevo posts diários e mando só um resumo da semana toda sexta-feira. Se você quiser se inscrever para receber esse resumo, é por esse grupo. Abraços!

Norma disse...

É isso, Nivea! ;-)