26 agosto 2013

Estão acabando com o Brasil

Estou viajando em função de meus estudos por 15 dias. Programei então alguns posts para as próximas duas semanas: três postagens por semana, sempre segunda, quarta e sexta, às sete da manhã. Até a volta!

O que estão fazendo com o Brasil quando os governos federais, estaduais e municipais não cumprem a função expressa em Romanos 13.4 (cuidar da segurança)? A resposta é: inviabilizam os espaços públicos. Em um país fracamente civilizado, sem muitas opções com personalidade definida - e digo isso arquiteturalmente, comercialmente, culturalmente enfim - , isso significa a morte por abandonou. Além dos costumeiros maus tratos dispensados a ruas, praias, jardins, praças e calçadões, nós estamos perdendo a vontade e a coragem de aproveitar o sol lá fora por causa dos ladrões, estupradores e assassinos que, escorados no "dimenor" e na ausência de espaço das prisões, são rapidamente soltos para retornar ao crime.

Em geral desprovido da antiguidade e da suntuosidade das instituições diversas que poderiam acolher nossos corpos e almas cansados, o Brasil sempre se orgulhou de sua beleza natural. Mas beleza natural só existe "lá fora". Se ninguém sai por causa da violência, o Brasil está acabando. Estamos vivendo em um não-país, em um aglomerado de cidades abandonadas, condenados à artificialidade dos shopping centers para passear um pouquinho e ver gente. Mas shopping center tem em tudo quanto é lugar, e não varia muito. Por isso digo que, como país singular, o Brasil está acabando. Morrendo-se o espaço, morre tudo o que está contido nele.

Alguns tristes exemplos aqui e aqui.

Nenhum comentário: