25 setembro 2013

Vantilianas (II)

"Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem" (Dt 8.3-4).

"Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'" (Mt 4.4).

A palavra de Deus, registrada na Bíblia, é comida para nós. Interpretada do modo mais ligeiro, essa passagem aponta para a necessidade de nos alimentarmos da Palavra todos os dias - sim, "ler a Bíblia" é fundamental para nossa sobrevivência como cristãos. Mas creio que devemos ir além. Ao repetir o trecho de Deuteronômio ao diabo, além de ecoar uma evidente autorreferência ("sou o pão que desceu do céu", Jo 6.32-35), Jesus anunciou ao próprio instigador da autonomia humana, em alto e bom som, que todos os sistemas construídos pelo homem que não usam como base a revelação de quem é Deus e o que é o homem e toda a criação, mas partem do próprio homem como centro do conhecimento e da sabedoria, são como que construções de mortos de fome e sede espirituais. Pois é de Cristo que precisam partir qualquer conhecimento, qualquer concepção e qualquer organização teórica sobre o que existe. Tenho constatado que um excelente professor desse arraigar radical em Cristo é Cornelius Van Til.

Você está vivendo da palavra que sai da boca de Deus? Você não apenas a lê, mas deixa que essa palavra lhe comunique os princípios básicos sobre você mesmo e sobre todas as áreas da vida? Você permite que essa palavra seja a parteira da realidade junto com a própria realidade? Ou sente que, seja por que motivo for - aprovação de pessoas importantes, sobrevivência no trabalho, indolência, falta de tempo, rebeldia, - , a real realidade fica sempre à margem da Bíblia? Se este for seu caso, arrependa-se com sinceridade e fale com Deus, pedindo-lhe mudança. Não duvido de que logo você começará a sentir seus ossos espirituais mais fortes, sua mente mais coesa e seu coração mais vibrante. Em vez de fazer orbitar sua cosmovisão e suas motivações profundas em torno de desejos e impulsos obscuros, girando em torno de um vácuo e errando pela vida, você começará a viver da palavra que sai da boca de Deus - o único modo de viver verdadeiramente.

3 comentários:

José André Lourenço disse...

Graça e Paz, Norma!
Louvo ao Eterno pelo bem que você tem feito a muitos
através do seu blog e palestras. Estou muito feliz em perceber que você tem lido e estudado Van Til. Já faz uns 9 anos que encontrei as obras de Van Til. Desde então, minha vida mudou... Encontrei tantas respostas, e é claro, aprendi a fazer as perguntas certas. Que benção!

Norma disse...

Obrigada, José André! Sim, Van Til tem feito uma grande diferença em minha vida!

Abraços!

Jemima Schützer Lasso disse...

Muito bom, Norma!
Que Deus me ajude a sempre me lembrar disso!