16 setembro 2013

Lista de livros

Hoje e amanhã, às 19h30, darei palestras no evento em Natal que anunciei aqui. Falarei essencialmente de cosmovisão cristã e idolatria. Como gosto de fazer, deixo uma lista de livros para quem quiser saber mais sobre o que foi dito nas palestras. Comentei alguns desses livros aqui. Meu livro pode ser lido como uma introdução geral: A mente de Cristo: conversão e cosmovisão cristã, publicado pela editora Vida Nova e à venda aqui (NOVIDADE: já tem em ebook!).

Livros cristãos que tratam de cosmovisão, idolatria, apologética

Calvinismo, Abraham Kuyper
A morte da razão, O Deus que intervém, O Deus que se revela, O grande desastre evangélico e outros, Francis Schaeffer
Idols for Destruction, Herbert Schlossberg
Ídolos do coração e feira das vaidades, David Powlison
Criação restaurada, Albert Wolters
A alma da ciência e Verdade absoluta, Nancy Pearcey
Todo mundo pensa, você também, Wadislau Martins Gomes
Razões do coração, William Edgar
Apologética cristã e O pastor reformado e o pensamento moderno, Cornelius Van Til
Apologética para a glória de Deus, John Frame
O deus do sexo, Peter Jones
Cristianismo puro e simples, C.S. Lewis

Autores não-protestantes que tratam das cosmovisões modernas

A busca pela justiça cósmica, Thomas Sowell
A infelicidade do século, Alain Besançon 
O livro negro do comunismo, Stéphane Courtois
Origens do totalitarismo, Hannah Arendt
A mente cativa, Czeslaw Milosz
Sócrates encontra Maquiavel, Peter Kreeft

Update: testemunhos de quem sofreu em países comunistas

Torturado por sua fé, Haralan Popov
Cisnes selvagens, Jung Chang
Onde é que Cristo está ainda a ser perseguido?, Richard Wumbrandt
O homem do céu, Irmão Yun

 Lágrimas na chuva, Sérgio Faraco

8 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela dica dos livros...

Hannah Basso disse...

Obrigada!!!

Alexsandro disse...

Já tenho alguns desses livros aqui em casa, a maioria iniciada a leitura mas não terminada. Li um outro, o nome dele é: E agora, como viveremos e o autor é Charles Colson em conjunto com a Nancy Pearcey, mas esse li integralmente, também fala sobre cosmovisão. Esse é um assunto deveras interessante.
Grande abraço.
P.S.Estou sempre por aqui lendo, mas nem sempre comentando.

Anônimo disse...

Minha querida amiga Norma, David Powlison, em seu livro Feira das Vaidades (eu ainda não li), se refere ao que John Bunyan retratou em O Peregrino(tenho o livro? Já fiz uma peça teatral em João Pessoa, O Peregrino - uma personagem da feira das vaidades, capítulo de seu livro.
Em meu blog publiquei recentemente que "Francis Schaeffer, em seu livro Morte na cidade – A mensagem à cultura e à igreja que deram as costas a Deus (Editora Cultura Cristã), apresenta uma proposição sobre reforma e reavivamento (e estas duas restaurações trabalham simultaneamente). “Reforma se refere a uma restauração à doutrina pura; reavivamento refere-se a uma restauração na vida do cristão. Reforma fala de um retorno aos ensinos da Bíblia; reavivamento fala de uma vida levada à sua relação apropriada com o Espírito Santo (Schaeffer).” Em Origens do totalitarismo, Hannah Arendt (eu ainda estou estudando esse livro) traz uma profunda reflexão sobre o fascínio como um fenômeno social que como Hitler foi aceito pela sociedade,e esta mesma sociedade permitiu arbitrariedades de tal forma que o mal foi banalizado.

BLOG DO GUI disse...

Obrigado pela primeira parte da palestra hoje a noite, estou ansioso pela segunda parte amanhã. O Senhor te abençoe grandemente.

Norma disse...

oi, Alexsandro! Esse livro da Nancy e do Colson eu ainda não li, mas parece ser muito bom!

Oi, Luciana! O livro do Powlison trata das idolatrias do nosso tempo e indica o aconselhamento bíblico como a ajuda que se pode oferecer, em contraposição às demais formas de terapia, que o autor analisa uma a uma à luz da cosmovisão cristã. É excelente!

Obrigada, Gui, que Deus também o abençoe!

Unknown disse...

Bom dia Norma! Estou montando aos poucos minha biblioteca. Obrigado por compartilhar os livros.

Deus abençoe seu ministério.

Marcio Barroso Estanqueiro disse...

Boa tarde Norma! Sempre quis te perguntar sobre esse assunto, mas dessa vez você deu a deixa. Norma, oq eu vc acha do Calvinismo está comprometido com a esquerda e com a Teologia da Libertação? Você conhece o blog do Julio Severo? Se puder leia em: http://juliosevero.blogspot.com.br/2013/01/julio-severo-e-os-calvinistas.html Desculpe se te deixei chateada, mas creio que você saberá exatamente o que estou querendo falar. Grande abraço.