12 outubro 2009

Tamos lendo!

Eu e André Venâncio criamos um blog chamado Tamos lendo! - assim mesmo, bem informal - para escrever especialmente sobre nossas leituras. Vai ter de tudo: teologia, conservadorismo, física, romance policial, poesia... enfim, tudo o que tamos lendo! Fique de olho! ;-)

17 comentários:

Cristiano Silva disse...

Desculpe a pergunta indiscreta, mas vocês leem cinco livros ao mesmo tempo? :)

Cristiano Silva disse...

Só para deixar claro: não que seja algo esquisito, (quem sou eu para falar se) também amo ler, mas mesmo assim é um número grande de livros, principalmente considerando o fator tempo. O que me faz ficar impressionado com a capacidade de ambos!

God bless.

Norma disse...

Oi, Cristiano!

O André lê o tempo todo, literalmente, quando não está conversando ou comendo (bom, comendo também, às vezes...). Ele sempre sai de casa com um livro e lê nas filas, nos pequenos intervalos disponíveis etc. Quanto a mim, sou mais dispersa e preciso alternar entre livros diferentes (ficção e não-ficção sobretudo). E sempre lemos juntos, já que temos interesses quase idênticos (ele lê em voz alta para mim e, se o livro é bom, debatemos longamente entre trechos, hehe!). Por isso tudo, sim, lemos vários livros ao mesmo tempo. Na verdade, eu tive de me disciplinar, já que a minha tendência é ler mais de cinco e ainda abandonar alguns pelo caminho, tsc tsc... :-)

Ficarei feliz de ver você por lá!

Abraços!

Anônimo disse...

Cristiano Silva,

Eu tenho o defeito de ler vários livros ao mesmo tempo. Tenho uns 7 em andamento.

Só leio um livro de cabo a rabo quando é um romance ou se preciso do conteúdo todo para alguma finalidade.

Em Cristo,

Clóvis

PS.: Norma, estou indo dar uma espiada no Tamos.

André disse...

Cristiano, a Norma já "denunciou" meus hábitos de leitura, então só me resta acrescentar que também tenho esse problema com o tempo. O maior inconveniente de ler n livros ao mesmo tempo é que a gente demora, em média, n vezes mais pra terminar cada um deles. Mas acho que é um preço que vale a pena pagar para satisfazer a diversidade de meus interesses.

Clóvis, isso não é defeito! :-)

Abraços!

Jorge Fernandes Isah disse...

Norma e André,

Tenho um blog de livros também, onde posto comentários à medida em que estou lendo.

No princípio, substitui a famosa "ficha", onde anotava minhas impressões sem me preocupar muito com conclusões, pelo blog.
Era uma forma de guardar em papel ou bits aquilo que provavelmente a minha memória não seria capaz de armazenar.
Então, vez ou outra, volto até um livro lido, leio os comentários, e rememoro aquilo que apreendi.

Apesar de todas as minhas deficiências, tem sido um exercício interessante, e acredito que minha maneira de ler também tem melhorado com o tempo.

Cheguei a ler cinco ou mais livros por vez, mas como o Cristiano disse, o tempo foi minguando, e agora, estou arrastando três exemplares.

Estarei visitando-os sempre por lá.
Abraços.

Norma disse...

Isso, Jorge! Você pegou a ideia.

Abração!

Cristiano Silva disse...

Para falar a verdade, acho que este blog está além do alcance deste pobre leitor de quadrinhos e sci-fi... Mas desejo todas as bênçãos de Deus para vocês lá.

Abraços.

Norma disse...

Ah não, Cristiano, não desista! Também gostamos de quadrinhos! :-D Astérix, Tintin, e Homem-Aranha também! ;-)

Cristiano Silva disse...

Mas o que vocês comentam lá estão "longe do meu bico" ;-)

O que não é problema algum, aliás. São só cabeças diferentes.

Abraços.

André disse...

Cristiano, não posso ser considerado um fã de ficção científica, mas algumas que li renderam pensamentos interessantes. Mais cedo ou mais tarde eles aparecerão por lá.

Abraços!

Ivny disse...

Oi Norma,

Vou ficar de olho por lá pra aproveitar suas dicas de ficção. Gosto, mas não sou grande entendedora. Preciso confessar que foi bom saber da sua tendência de deixar alguns livos pelo caminho, também sofro desse mal... mas tenho lutado em busca da disciplina, rs.

Tem sido muito bom ler seus textos.

Um abraço.

Norma disse...

Obrigada, Ivny!

Pois é... Abandono alguns livros por súbita falta de interesse (inconstância, hehehe!), e outros por falta de tempo, quando se trata de um livro grande e de leitura mais pesada - como Origens do totalitarismo, de Hannah Arendt. No segundo caso, acabo retomando, mas demora...

Abração!

Roberto Vargas Jr. disse...

Puxa vida!

Ainda bem que resolvi ler os comentários aqui. Achava que era só eu que lia um monte de livros ao mesmo tempo e que deixava alguns pelo caminho. Vejo agora que tenho boa companhia.
Mesmo assim, alguns livros que ficaram pelo caminho ainda me deixam triste por terem sido deixados. De todo modo, estão eles lá para terem sua leitura retomada... Isso para não contar os muitos que são desejos antigos. E os que hão de parecer! Ai, ai, espero que eu consiga!

No amor do Senhor,
Roberto

bee disse...

nossa, andré, esse treco de demorar meses pra terminar um livro que você demoraria apenas dias se estivesse lendo só ele...
tem livros que leio há oito meses!
e alguns autores de quem tô lendo três livros!! nem vou falar quantos tô lendo porque sinto vergonha.
admiro tua coragem, normitcha, de deixar livros pra trás.
não sei fazer isso! vou, estoicamente, até o fim.
é tipo um toc, sabe? orem por mim...
ps: blog a quatro mãos, nháim nháim! que lega-al!

Cristiano Silva disse...

Eu dificilmente deixo um livro para trás. É "pecado literário":-)

Quando eu faço, ainda que raramente, é porque eu realmente não gostei mesmo.

Tirando a leitura bíblica, e as leituras do meu estudo de idioma alemão e computação, no máximo leio dois livros (e gibis, óbvio), uma ficção e outro não ficção, o que acaba sendo algum de teologia dos meus autores prediletos. Alguns deles chego a comentar em meu blog, mas não num nivel tão intelectual, como vocês.

Abraços.

André disse...

Olha, Deborah, eu também não sou de abandonar leituras não. A última vez que fiz isso foi há mais de cinco anos. Também não pulo trechos, não leio capítulos fora de ordem (nem quando são independentes)... enfim, tenho um monte de manias (ou TOCs) de leitura. hehe

Abraços!