15 março 2006

Desabafo

Se você costuma vir a meu blog somente para se horrorizar com o que escrevo e costuma pensar ou afirmar que:

- sou contra o desarmamento porque quero que as pessoas se matem com armas de fogo pela rua
- sou contra a lei da palmada porque quero que as crianças sejam espancadas e mortas pela própria família
- sou contra o aborto porque quero que as mulheres não possam decidir livremente suas vidas
- por causa disso, devo ser chamada de "fascista" (segundo Umberto Eco em Cinco escritos (i)morais) por dizer o que digo...

...por favor, não venha mais aqui. Seus olhos são cheios de malícia. Você me julga segundo a maldade que deixa de ver em si mesmo e empurra para quem não merece. Seria bom que você descobrisse que é o que poderia se chamar um analfabeto funcional: não entende o que lê e interpreta tudo segundo uma ótica viciada pelo marxismo-gramscismo. Sua mente está cheia de caminhos tortuosos que levam sempre aos mesmos lugares cheios de ressentimento, autovitimação, revanchismo, hipocrisia.

É sério. Não venha mais. Eu não escrevo para você.

Ou melhor: venha, mas somente se pretender um dia abdicar do que hoje pensa de mim – e da vida.

"As coisas não-ditas apodrecem em nós."
Nelson Rodrigues

26 comentários:

Anônimo disse...

Lamento lhe informar, Norma, de que muito provavelmente os detratores continuarão entrando aqui, independentemente de terem amadurecido intelectualmente. Afinal, você está mexendo com a fé de muita gente, e ser marxista atualmente é exatamente isso: questão de fé - cousa alimentada não pela razão, mas pela emoção. Com a diferença de que se existe (e existe!) fé que traz benesses ao indivíduo, o comunismo não traz nenhuma.

Sobre os comentários no meu blog, espero um dia poder reativá-los, enquanto isso vou seguir a máxima de Nelson Rodrigues e colocar tudo pra fora. Mesmo que isso me faça parecer um velho rabugento e resmungão.. (rsrs)
“As coisas não-ditas apodrecem em nós." Perfeito.

Anônimo disse...

E depois nós "os fundamentalistas" é que somos carregados de ideologias!

Alguns ataques só comprovam o contrário.

Que Deus te abençoe, te de firmea e forças.

Bjão,
Juan

Norma disse...

Oi, Tosco!

Não falei de todo tipo de detrator (gosto de um bom debate), mas sim do analfabeto funcional e desonesto, que crê nas coisas que apontei. Sei que esse também continuará entrando, mas ele tinha que saber o que penso dele. :-)

Obrigada pela força, Juanzito!

Abraços!

Anônimo disse...

eu vou ao seu blog para me encantar com o que vc. escreve. prossiga no seu caminho de verdade ... não faltarão aqueles que, como eu, se alegram por ainda existirem pessoas como vc.
fé em deus e muito amor para vc.

Oswaldo Viana Jr disse...

Norma, corra para ler Mateus 7:6, 8:22 e 5:11-12

Norma disse...

Obrigada, amigos.

Marcelo disse...

Penso que Machado de Assis cresceu quando traduziu a obra "Os Trabalhadores do Mar" de Victor Hugo, do francês. Cresceu em humor, em bom humor. Aos 39 anos, ele escreveu Iaiá Garcia, mas já era conhecedor de Victor Hugo. Na última linha de Iaiá Garcia ele escreveu "Alguma cousa escapa ao naufrágio das ilusões". Penso que esta frase pode servir de consolo a Você.

Um abraço.

Sempre estarei aqui, ouvindo-te.

Marcelo Hagah
João Pessoa-PB

Alexsandro disse...

Norma,
Você sabe que sou seu fã, eu saboreio cada letra, cada palavra, cada frase que escreve e os saboreio com o maior prazer, eu sei que seus pensamentos estão firmados na única verdade, que seus escritos estão permeados da verdade contida no evangelho. Sei que deve estar passando por alguns momentos dificeis e o seu desabafo expressa isso.
Contudo, quero incentivar você, não desanime, as pesosas precisão saber desses absolutos, ainda que não concordem e ainda que encarem de uma forma irracional, parece que as "crenças deles" estão em jogo e isso provoca raiva, rancor e um outro tanto de sentimentos.
Aliás, sentimento é a única palta da agenda deles.

Deus te abençõe e te guarde.
C/amizade
Alexsandro.

Alexsandro disse...

Norma,
Você sabe que sou seu fã, eu saboreio cada letra, cada palavra, cada frase que escreve e os saboreio com o maior prazer, eu sei que seus pensamentos estão firmados na única verdade, que seus escritos estão permeados da verdade contida no evangelho. Sei que deve estar passando por alguns momentos dificeis e o seu desabafo expressa isso.
Contudo, quero incentivar você, não desanime, as pesosas precisão saber desses absolutos, ainda que não concordem e ainda que encarem de uma forma irracional, parece que as "crenças deles" estão em jogo e isso provoca raiva, rancor e um outro tanto de sentimentos.
Aliás, sentimento é a única palta da agenda deles.

Deus te abençõe e te guarde.
C/amizade
Alexsandro.

Anônimo disse...

Alô, Norma.

Desculpe, mas eu acho que é por causa desses que nos odeiam que nós temos que fazer diferença. Quando você e o Nicodemus lêem um ao outro, mutuamente se encorajam, e isso é bom. Mas quando alguém que discorda de você lê o que você escreve, abre-se-lhe uma oportunidade de questionar-se e, como resultado de uma consciência mais profunda desse eventual questionamento, mudar-se ou fortalecer-se naquilo em que crê. E vice-versa.

O mesmo Jesus que disse à multidão que tal como os sãos não precisam de médicos, mas sim os enfermos, ele mesmo veio para salvar os pecadores, e não os justos, disse também aos discípulos que os enviava como ovelhas ao meio de lobos. Foi assim com os discípulos, porque foi assim com o Mestre. E será com você e comigo, se nós quisermos fazer o que ele faria e dizer o que ele diria. Porque Jesus veio para os pecadores, Aleluia! Quem de nós não seria pecador, se não nos tivesse alcançado o Cristo?

Mas o mundo continua uma alcatéia, e o rebanho parece em menor número. E se os lobos não pouparam o Bom Pastor, não hão de ser mais misericordiosos para com as ovelhas (a menos que enganosamente, quando as quiserem seduzir, antes de as devorar). Mesmo assim, Deus nos incumbiu de falar aos lobos, para que alguns se tornem, por milagre que está acima de nós mesmos, em ovelhas, de profetizar a ossos secos, para que voltem à vida e louvem a Deus.

Norma Braga, dos pés formosos porque anunciam a Palavra, é importante não apenas porque se alegra com os que se alegram e chora com os que choram. É importante porque não folga com a injustiça, mas com a verdade. Porque, em meio a aflições, tem bom ânimo no seu Senhor, que venceu o mundo. Porque será saciada em sua fome e sede de Justiça (e não de justiça). Porque, sendo fiel até a morte, receberá a coroa da vida das mãos do seu Senhor. Porque é bem-aventurada, pois é perseguida por causa do Bom Nome.

A você, que é mais do que vencedora, ânimo em Cristo Jesus.

Um abraço.
Paulo

Anônimo disse...

"não entende o que lê e interpreta tudo segundo uma ótica viciada pelo marxismo-gramscismo. Sua mente está cheia de caminhos tortuosos que levam sempre aos mesmos lugares cheios de ressentimento, autovitimação, revanchismo, hipocrisia."

Cara Norma. Entendo seu transtorno e receba minhas condolências, mas isso pode ser usado contra você, pois sempre rotula de marxista ou esquerdista quem diverge intelectualmente de você. Tá cheio de analfabeto funcional na nossa querida direita.

Norma disse...

Não é bem assim, anônimo...

Cada uma dessas palavras poderia ser dita de forma mais argumentativa e leve, mas aí o tópico não se chamaria "desabafo". De qualquer forma, nenhuma delas aí foi gratuita.

Tá cheio de analfabeto funcional em tudo quanto é lugar, mas há algo no marxismo-esquerdismo, uma distorção cognitiva constante, que acaba sendo responsável pela criação em série de analfabetos funcionais. Tenho tentado mostrar isso aqui, mas justamente quem precisava entender isso não entende.

Bom, eu poderia até analisar o fenômeno na direita, mas se você me mostrasse alguma direita representativa no Brasil eu agradeceria.

Obrigada pela discordância cortês, estou precisando disso.

Anônimo disse...

Penso que esta 1 a zero para o pessoal que, intencionalmente, queria te tirar o foco.
Se volta a fazer suas analises, com as quais eu concordo, as criticas podem ate permanecer, mas serao cada vez mais "vozes caladas", porque nao criticam com argumentos solidos, surgem como nevoeiro passageiro, que pode provocar serios acidentes, no caso aqui, tirou voce de uma serie de pensamentos "seus".
Volta, please!!!
Seu amigo (longinquo)

braulia ribeiro disse...

Bom achar gente como Norma. Parabéns pelo seu trabalho...

Caio Kaiel disse...

"porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós..."(Mateus 5:12).

És bem aventurada, cara Norma...
Quanto aos cães,"Não fales aos ouvidos do tolo; porque desprezará a SABEDORIA das tuas palavras"(prov. 23:9).

...É bem por nossa sabedoria que seremos perseguidos...Glórias a Deus por isso.

Edson Camargo disse...

Norminha, entre os termos que foram usados para te pixar um dos que mais me chamou atenção foi "terrorismo teológico". Fiz um post a respeito, intitulado "Marxismo cognitivo".

Bjo!

Anônimo disse...

Norma,
Vc. é uma dessas pessoas que fazem a diferença. Talvez por isso esteja incomodando quem vive em estado de semi-morbidez e não tem, ou não quer usar, um pouco de discernimento para entender o que vc. produz.
Bjs.
Antônio Fernando
Brasília -DF

. disse...

Norma,

Que Deus continue abençoando a tua vida e ensinando-a a cada vez mais esmerar-se no ensino, no trato, na palavra e no exemplo.

Não sei se foi Agostinho que disse, mas vale sempre lembrar disto: "Pregue sempre o evangelho. Se necessário, use palavras"

Participante disse...

Quem falou a frase acima foi o Francisco de Assis.

Anônimo disse...

Não se preocupe dona Norma. Eu tb faço parte da turma de anormais, no qual a senhorita tb faz parte. Do resto, devemos lamentar que o mundo está ficando louco e que somos os únicos a preservar a sanidade mental.

Davi Lago disse...

Norma, eu te amo

Anônimo disse...

Norma,

Continue. As manifestações das pessoas maldosas só evidenciam que o inimigo (o maligno) está sendo vencido.

PuLa O mUrO disse...

Norma,

Não peça q não te leiam... peça q te entendam. E tente entender os outros também... Há pontos de convergência no pensamento humano e são estes q eu procuro no seu blog, nas suas idéias. Não me peça para não vir mais aqui, pq assim eu viro freguês!

ps.: eu gosto do marxismo e não sou nenhum analfabeto funcional

leonardo

Norma disse...

Fabio, também não costumo me dizer da direita ou capitalista - mas confesso que dá vontade algumas vezes, só porque as pessoas enchem tanto o saco com esses rótulos.

Só não entendi o sentido desse bonequinho suicida piromaníaco! :-)

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Professora Norma,

Me impressiono com a forma articulada como você expõe as suas idéias.

Acompanhei a campanha de difamação que você sofreu no Orkut, depois de um artigo que você escreveu contra o aborto, onde você criticava um "aconselhamento", onde o Pastor Caio Fabio sugeria de forma velada que um determinado casal deveria cometer um aborto.

Confesso-lhe que algumas vezes não concordo com o que você escreve, às vezes pela forma (a sua verve), às vezes pelo conteúdo.

Faço minhas as palavras do Anônimo que comentou o seu "desabafo" acima. Hoje mesmo eu vi um artigo do Reinaldo Azevedo, do site http://www.primeiraleitura.com.br/auto/entenda.php?id=7375, onde ele afirma através de um título um pouco confuso: "Não seja um canalha: jamais esteja 100% certo", e ao lê-lo, um pouco a carauça me caiu. Quando estamos externando as nossas idéias, temos que exercitar de forma repetida o exercício da EMPATIA, ou seja, se colocar no lugar do outro.

Você deve cuidar quando afirma de forma veemente o que você pensa, porque você corre sim o risco de cair no mesmo erro dos que a criticam. E olha que você incomoda a duas linhas de pensamento, o dos liberais na Religião, e os Comunistas Totalitários.

Não se sinta obrigada a publicar o meu comentário. Mas como seu admirador, me senti na obrigação de te alertar sobre certas nuances radicais que às vezes você persegue nos seus comentários.

Meus parabens e continue com o seu excelente BLOG.

Norma disse...

Oi, Regi!

Olha quem fala... :-) Eu conheço você, e sei que pessoalmente você se posiciona de forma mais veemente que eu!!! :-))

Fiquei muitos anos pastelando na inércia, e agora busco o ponto ideal entre a empatia e a veemência. Bom, nem sempre consigo. :-)

Se bem que, desconfio, muitas vezes as pessoas se incomodam não porque sou realmente agressiva textualmente, mas porque a verve textual não existe mais, e todos os autores querem ser simpáticos. Mas sou discípula de Henfil (não no esquerdismo!), Nelson Rodrigues e Olavo de Carvalho. :-)

Beijão, e escreva para o mail! Você já saiu do Brasil?