11 julho 2011

Três comentários a três absurdos

Um: A educação brasileira está no fundo do poço. Esse poço tem dois nomes compostos: Doutrinamento Esquerdista e Pornografia Explícita. Veja o vídeo do senador Demóstenes Torres, do dia 21 de junho deste ano, que descreve (com citações) algumas obras aprovadas pelo MEC para as escolas públicas e trema de horror ao pensar no estado mental e emocional das crianças expostas àquilo. Eu tremi. E nunca é demais enfatizar: LEGALIZAÇÃO DO HOMESCHOOLING JÁ! O governo não tem competência, nem sabedoria, nem lisura para educar nossos filhos!

Dois: Leio aqui que a Europa está ficando vertiginosamente mais pobre. De três anos para cá, o desemprego  e a queda na renda são males generalizados. Por trás dessa decadência, há causas que raramente são citadas nas análises. A mais decisiva é o banimento cada vez maior do substrato cristão na cultura. Embora esse substrato em si não converta ninguém (pois a conversão é um fenômeno espiritual, não cultural), os países influenciados pelo cristianismo são abençoados pela graça comum de Deus, que se revela nas leis e em sua aplicação (freios para o pecado), na liberdade individual (pois o Deus cristão está acima dos consensos humanos e valoriza cada ser humano independentemente desses consensos), na proteção aos mais fracos (pobres, viúvas, órfãos) etc. Não é à toa que o comunismo (que dá superpoderes aos governantes e esmaga o indivíduo) só floresce em meio ao materialismo ateu. (O comunismo não respeita indivíduo algum, nem o pobre, nem a viúva, nem o órfão.) Quando esse substrato cristão é varrido para longe, o resultado é desastroso: sem os limites bíblicos na cultura, há o consequente relativismo; os homens se sentem livres para dar curso a tudo o que não presta (ganância, imoralidade, violência); as leis refletem essa falta de limites e se tornam frouxas e vazias, dando lugar à impunidade; sem um Supremo Juiz e um horizonte transcendente, não há estímulos para levar-se a vida de modo honesto e simples (e aqui entram em cena as drogas, a promiscuidade e todo modo de vida destrutivo). Tudo isso tem seu peso sobre a economia, que se subordina à liberdade, à transparência nas relações humanas, à subjetividade. A economia (tal como muitas outras atividades humanas: a educação e a constituição da família, por exemplo) depende diretamente da disposição interior para o sacrifício do bem imediato pelo bem duradouro. E nossa sociedade, sem Deus, tem se esfacelado em um hedonismo suicida. Um dos maiores exemplos – e que também se reflete na economia – é o aborto praticado à solta, que amputa as famílias, envelhece a população e perpetua uma extrema insensibilidade, um pessimismo abissal, diante da vida. E, por fim, o esquerdismo generalizado falseia a realidade, desorienta a mente e promove, entre os líderes, as decisões erradas, quando não moralmente espúrias, desestabilizando as gerações seguintes. Analisar a economia sem examinar os valores que se mantêm ou se perdem na sociedade é bobagem sem tamanho, bastante praticada por economistas esquerdistas e liberais, mais próximos um do outro do que se pensa. Precisamos clamar a Deus pelo Brasil. Aqui, a igreja, se santificar-se, ainda pode fazer a diferença para que não sigamos rumo ao mesmo buraco.

Três: Alejandro Peña Esclusa, escritor conservador de oposição na Venezuela, foi preso sem julgamento sob ridículas e infundadas acusações de terrorismo. É o famoso método cubano adaptado para a Venezuela: quando o elemento perturbador do sistema é razoavelmente conhecido, não o matam, mas o prendem e o deixam morrer (como descrevi aqui). Peña Esclusa está doente, com câncer na próstata. A doença estava sob controle até o momento em que, encarcerado, ele não pôde mais tomar os remédios. Está na prisão há um ano e o câncer, sem tratamento, continua evoluindo. Leiam mais notícias sobre o caso no blog de minha amiga Graça Salgueiro, o Notalatina. O Paraguai já aprovou uma petição formal para que Peña Esclusa seja liberto. O que faz o Brasil, ainda enaltecendo os ditadores da América Latina e completamente surdo à injustiça da perseguição política sob regimes comunistas? O que faz a igreja, que não levanta a voz a favor dos oprimidos nesses regimes, sejam eles cristãos ou não? Vamos acordar! O detalhe impressionante nessa história de Peña Esclusa é que o presidente Hugo Chávez, como agora se sabe, confirmou que está com câncer. Claro, ele está sendo tratado – em Cuba. Seu longo sumiço da vida pública dá a entender que a doença é grave. Talvez seja um pequeno aviso de Deus. Talvez.

10 comentários:

Edson Camargo disse...

Brilhante, Normitcha!

Oremos pelo Alejandro, pela obra de Deus na vida de Hugo Chávez (seja para o Senhor exercer Sua justiça, ou sua misericórdia, só Ele é o justo juiz) e pela nossa amiga Graça Salgueiro, que faz um trabalho cujo valor poucos percebem.

Deus a abençoe!
Abração no Dé!

Ricardo Salem Izacc disse...

Brilhante! É repetitivo? Brilhante! Brilhante! Brilhante!

Anônimo disse...

Maninha Norma.
Elevo os meus olhos e pensamentos para o alto e ...rogo.
Continue! Continue!

I Ts 2.12- exortando-vos e consolando-vos, e instando que andásseis de um modo digno de Deus, o qual vos chama ao seu reino e glória.
Judson

Marcelo disse...

Norma,

O Senhor Jesus seja contigo.


o link para os comentários do Senador Demóstenes Torres pode ser o debaixo, vez que o link que você disponibilizou não funciona:

http://www.youtube.com/watch?v=bG2SX30bWbo&feature=player_embedded

Eu o repeti no meu blog: http://hagah72.blogspot.com/2011/07/demostenes-denuncia-crimes-em-livros.html

Marcelo Hagah
João Pessoa-PB

Unknown disse...

Visite o blog CREIO E CONFESSO (www.creioeconfesso.com).
Um abraço.
Rev. Agnaldo Silva Mariano
Pastor Presbiteriano

Cristiano Silva disse...

Posso traduzir para o inglês e mandar para uns amigos meus na Europa?

Anônimo disse...

Oi Norma,

vc não considera o risco de que, uma vez que seu argumento em relação à crise europeia seja aceito, haja uma perseguição velada aos muçulmanos na europa? Afinal, eles não compartilham do substrato cultural cristão e estão crescendo muito em número.

Não foi justamente a visão protestante de mundo que potencializou a hegemonia do sistema econômico que, além de se alavancar às custas do colonialismo, hoje falha?

Eu concordo com o impacto que a questão cultural e moral pode causar na socidade. Também concordam que os economistas substimam (ou desprezam) esse fator. Porém, parece-me que outros aspectos ainda pesam mais nas causas dos problemas que vêm ocorrendo.

abraço

Davi Carvalho disse...

Parabéns pela argumentação.
Sou professor e posso dizer que os pais,e quem não está proximo a ela, não sabem ou não se importam com o que os professores estão passando. Boa parte dos cristãos só acham certo a justiça social o resto não importa.

Norma disse...

Oi, Vinícius,

Valorizar a própria cultura e seus substratos NÃO SIGNIFICA tratar mal os imigrantes. O substrato cristão, idealmente, também comporia uma abertura amorosa para os estrangeiros - que não significaria, evidentemente, autodesvalorização e autodestruição, como acontece com o relativismo, que só louva a diferença destruindo uma classe especial de "ideias diferentes" (como o cristianismo) e, aliás, a própria ideia de diferença. A Europa está jogando fora, em troca de nada, uma identidade importante, que levou séculos para ser construída. Quanto a sua afirmação sobre a visão protestante, ela está resumida demais para que eu teça qualquer comentário a respeito. Se você está falando do "capitalismo", é claro que discordo...

Abraços!

Anônimo disse...

Muito bom Norma!

Entre a HOMESCHOOLING e o que esse Governo Brasileiro perigoso propõe sou a favor do primeiro. E por que não?

O espaço educacional não precisa ser necessariamente o 'escolar'. Em todas as partes do mundo a educação primeiramente ocorre nas relações interpeesoais no seio familiar.

Educação ocorre sem escola e a aprendizagem sem o ensino especializado e formal.

Sem pre soube que a educação nunca é neutra, mas, sob a égide doentia desse governo que aí está, a coisa se tornou mais descarada e escancarada.

Abraços!