25 abril 2020

Olá, leitores!

Tenho um novo site chamado Teologia & Beleza. Quer entender por que parei de escrever neste blog? Continue lendo.

Desde o início, este blog teve mais postagens políticas que de qualquer outro assunto. Eu sentia que era necessário. Tivemos 14 anos de PT no poder, com resultados drásticos para a política, a economia, a cultura, a saúde e a educação. Pouco antes de abrir este espaço, passei por um período muito intenso de desconstrução de tudo o que a esquerda totalitária fez entranhar no país, e quis ajudar outros irmãos a abrir os olhos também. Mas vez por outra eu dizia que era uma fase, pois política nunca foi meu tema preferido.

Pois é, nos últimos anos essa fase foi passando. As postagens rarearam até parar completamente, justo com a eleição do presidente Bolsonaro. Tudo o que penso sobre ele está registrado aqui — lembrando que tenho a consciência limpa de não ter fomentado idolatria à sua figura nem desprezo à sua imagem (que é uma idolatria de sinal trocado): "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor" (Jr 17.6).

Acabei me tornando conhecida por tratar de política em uma época em que poucos cristãos levantavam sua voz pública sobre esse tema especificamente. Hoje, há muitos que são bem mais competentes que eu e que têm vocação para essa tarefa. Você não vai encontrar unanimidade entre eles, mas isso é bom, pois significa que a complexidade do cenário aumentou. Não estamos mais lutando na trincheira Democracia x Tirania (na qual infelizmente se afundou nossa vizinha Venezuela). Estamos debatendo sobre o papel adequado de vários segmentos da sociedade dentro e fora do governo. Antes, conservadores e liberais se consideravam um grupo só porque havia muitos poucos; hoje, multiplicaram-se e oferecem seus vários pontos de vista não só em redes sociais, mas em livros, palestras e cursos on-line. O cenário mudou, sim, e mudou para melhor, em relação à circulação mais ventilada de ideias. E isso só foi possível com o fim da era Lula.

Escrevo este texto em plena pandemia de Coronavírus, no dia seguinte à saída de Moro do governo. Muitos que votaram em Bolsonaro se declaram arrependidos. Há muita incerteza quanto ao que virá. Mas, quando olho para trás e vejo de onde saímos, não posso deixar de dizer que Deus vem mexendo na história do Brasil, e mexendo pesado. Para os políticos, está bem mais difícil encobrir falcatruas e conversas esquisitas. Para os que se preocupam com a doutrinação das escolas, o Homeschooling já é uma realidade possível. Para os que têm conteúdo para transmitir, a internet é uma universidade a céu aberto. Esse é nosso grande ganho de hoje — não graças a Olavo, Bolsonaro ou a qualquer outro, mas graças a Deus, que é o verdadeiro Senhor soberano a quem precisamos agradecer e louvar.

Quem crê na Bíblia como a Palavra de Deus não pode esquecer que o fim — o Apocalipse — é a redenção. Novos céus, nova terra. Não provaremos nada parecido com isso enquanto Cristo não voltar. Essa é a esperança verdadeira; todo o resto empalidece.

Estou feliz da vida com meu novo site, que expressa minha vocação real: entender a beleza de Deus, do mundo e de cada um de nós como um todo coeso e harmonioso. Ofereço consultoria de imagem a partir de uma cosmovisão cristã, falo de cultura e todas as formas de arte. Lá eu conto por que demorei para esclarecer essa vocação para mim mesma em primeiro lugar. Não deixem de dar uma olhada!

Deus os abençoe!

Nenhum comentário: