25 junho 2014

O ídolo da beleza

Triste notícia: "Mulheres passam por cirurgia para encurtarem os pés".

O pecado não muda essencialmente, só ganha novos formatos ao longo dos tempos. Antigamente, sem poder de decisão, as meninas chinesas eram submetidas ao encurtamento dos pés para conformarem-se à moda da época. Sem isso, corriam o risco de não obter bons casamentos. Eram obrigadas a usar sapatos pequenos demais, que deformavam os dedos e muitas vezes chegavam a causar gangrena. Tinham dores horríveis pelo resto da vida e perdiam facilmente o equilíbrio quando de pé - o que aliás era considerado um charme pelos chineses de então. Esse aspecto trágico da sociedade chinesa antes do comunismo é bem documentado em formato narrativo pela escritora Jung Chang em Cisnes selvagens - um livro apaixonante sobre três gerações de mulheres antes, durante e depois da Revolução Chinesa. E a vida de nenhuma delas foi fácil.


Hoje, em plena valorização do que é "natural" (a maquiagem, por exemplo, busca reproduzir um visual fresco e iluminado), há moças ocidentais, com bastante poder de decisão, que se submetem voluntariamente a um procedimento cirúrgico que, segundo elas, deixará seus pés mais bonitos e mais adequados aos caríssimos Louboutin que desejam comprar. Segundo os especialistas, há riscos de dor constante, assim como ocorria com as chinesas. Mas, como sempre, o adorador se extasia à vista do ídolo e não consegue se deter nos sacrifícios. E a destruição, dessa vez, é autoinfligida.


Para as mulheres contemporâneas, tem sido quase impossível escapar do culto ao ídolo da beleza. Falarei mais disso no futuro.

3 comentários:

to disse...

Graça e paz, irmã Norma!

Excelente texto! Republiquei-o em meu blog, com a devida citação da fonte.

Unknown disse...

Querida Norma, não consegui encontrar o seu email no blog para escrever-te em particular, por isso posto as perguntas aqui mesmo, me perdoe:

Nosso debatedor calvinista citou naquele debate em andamento dois exemplos havidos na Bíblia para corroborar a evidência da Eleição (escolha) por Deus para a salvação de apenas o que ele havia determinado salvar e não de todas as pessoas. O primeiro exemplo foi o de Atos dos Apóstolos 16:13-15, envolvendo Lídia, no qual o nosso debatedor demonstrou que o Espírito Santo abriu o coração apenas de Lídia em detrimento das outras mulheres ali reunidas com Paulo e o segundo exemplo, citou o nosso irmão a Eleição de Israel, aduzindo assim: “O Apóstolo Paulo, em Atos 17:26, disse que Deus "passou por alto" todos os povos, quando tratava somente com Israel! Mesmo aqueles grandes impérios da antiguidade, (da China, Japão e Indía, por exemplo), que exalavam o saber em todas as suas formas, não souberam NADA de Abraão, Moisés, os profetas etc. Deus nunca enviou missionários para evangelizar estes povos, e nem mesmo àqueles que habitavam próximo as fronteiras de Israel”.

O tal ‘Agostinho Antialienação’, refutou-o motivando as suas discordâncias: (http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/05/como-ser-um-calvinista-equilibrado.html); mas para não delongar em minha dúvida, transcrevo (copio e colo) apenas os títulos que o Agostinho elaborou e a partir deles passou a argumentação, porque nos próprios títulos julgo ( no meu pouco saber) que o Agostinho colocou em xeque o nosso debatedor e suscitou dúvidas em mim a respeito, veja os títulos primeiro sobre a passagem de Lídia e depois sobre a Eleição de Israel:

“TÍTULO: LÍDIA. PERGUNTO A VOCÊ: ‘AS MULHERES QUE SE HAVIAM REUNIDO ALÍ’, JUNTAMENTE COM LÍDIA, PERDERAM-SE, NÃO FORAM SALVAS, FORAM TODAS PARA O INFERNO? OU: FORAM SALVAS ALI MESMO OU EM ALGUM MOMENTO DEPOIS E FORAM PARA O CÉU? TODAS FORAM PARA O CÉU/INFERNO OU SÓ ALGUMAS? RESPOSTA: VOCÊ NÃO SABE! SIMPLES ASSIM.NÃO SABE! E SE VOCÊ NÃO SABE, ENTÃO COMO, INCRIVELMENTE, VOCÊ UTILIZA UM EVENTO FÁTICO ESPECÍFICO MENCIONADO EM UM TEXTO BÍBLICO DO QUAL VOCÊ NÃO SABE SE “A” OU “B” PERDERAM-SE OU SALVARAM-SE PARA SUSTENTAR UMA TESE PREDESTINATÓRIA TRESLOUCADA DE QUE “DEUS ESCOLHEU UNS PARA O INFERNO E OUTROS PARA O INFERNO”, A QUAL ALIÁS, NÃO SE ENCONTRA NO TEXTO ??????????? COMO EXTRAIR A PREDESTINAÇÃO CALVINISTA DO TEXTO? SE A EXTRAIU, OU SEJA, SE SUPÔS QUE APENAS LÍDIA FOI SALVA, FORÇOSO TAMBÉM ADMITIR QUE AS MULHERES QUE ALI ESTAVAM FORAM TODAS PARA O INFERNO JÁ QUE “O ESPÍRITO SANTO ABRIU SOMENTE O CORAÇÃO DE LÍDIA”????????????? OU ENTÃO NÃO HAVERÁ COERÊNCIA NA ASSERTIVA. EPA! SÓ LÍDIA FOI SALVA, MAS COMO É QUE VOCÊ SABE...? NÃO SABE, PONTO FINAL. PIOR: O TEXTO FALA, DOIS VERSÍCULOS DE ANTECEDÊNCIA, QUE LÍDIA SERVIA A DEUS, QUE ERA TEMENTE A DEUS... EPA! VOCÊ ENTENDE O QUE LÊ?”

“TÍTULO: ISRAEL E AS DEMAIS NAÇÕES. OPORTUNO INDAGAR: SE DENTRO DA COMUNIDADE DE ISRAEL, ISRAELITAS PERDIAM-SE, COMO DEDUZIR QUE PERTENCER A ISRAEL, POR SI SÓ, ERA SINÔNIMO DE SALVAÇÃO DO INDIVÍDUO? MAIS AINDA: COMO É QUE DIANTE DESSE FATO IRREMEDIÁVEL E INEGÁVEL, OU SEJA, A PERDA DE INDIVÍDUOS ISRAELITAS NA NAÇÃO ELEITA, ESCOLHIDA, OS CALVINISTAS, MESMO ASSIM, UTILIZAM A ELEIÇÃO DE ISRAEL COMO SINÔNIMO DE SALVAÇÃO DA ALMA EM DETRIMENTO DA PERDIÇÃO PURA E SIMPLES DOS GENTIOS? ORA, MAS SE OS ‘ELEITOS’ TAMBÉM SE PERDIAM A QUESTÃO SÓ PODE SER OUTRA QUE NÃO SALVAÇÃO DA ALMA! FORÇOSO CONCLUIR: OS FATALISTAS CHAMAM DE IGUAL COISA DIVERSA. NÃO DÁ PARA INFERIR SALVAÇÃO OU PERDIÇÃO DE QUEM QUER QUE SEJA COM SUPEDÂNEO NA ELEIÇÃO DE ISRAEL”.

Não sei como responder a esses argumentos.

Muito obrigada.

Norma disse...

Aparecida, você não leu direito o que eu escrevi. Eu disse que era para você colocar o seu email no comentário, que eu obviamente não publicaria e responderia para você.

Realmente, os textos aludidos são péssimos para tratar da eleição. O livro de Romanos (principalmente o capítulo 9) é o melhor. Mas se eu fosse você eu deixaria de dar bola para esse rapaz, que ainda por cima fica gritando na internet - você sabia que escrever em maiúsculas é gritar? Ele não tem o menor respeito pelas pessoas a quem escreve. Se eu fosse você, deixava isso pra lá e recomendava aos seus amigos que fossem ler Romanos, bons comentários de Romanos (como o de Bruce) e o próprio Calvino. Intrigas de internet são inúteis. Vai por mim: desliga o computador, anota as dúvidas que você teve a partir de leitura desse rapaz e começa a estudar teologia seriamente. Ah, se todos fizessem isso... Se você quiser fazer isso, e não tiver mais ninguém pra te ajudar, eu te ajudo com orientação de leitura. Abraço!