04 fevereiro 2013

Anteparo contra a verdade

Todo comportamento está escorado por um conjunto de crenças; todo modo de agir se reporta a uma cosmovisão específica, seja declarada, seja inconsciente. E as cosmovisões não surgem no vácuo, mas são parte do tecido de ideias que sustenta determinada sociedade. Ninguém é um núcleo absolutamente original e imprevisível de pensamentos; sempre reproduzimos em alguma medida as ênfases de nosso tempo. Essas percepções me parecem estar desaparecendo das mentes contemporâneas, à medida que a descontinuidade ganha terreno sobre a continuidade e oferece a sensação de que é impossível um desenho nítido do que vivemos.

Assim, um dos maiores problemas de nossa época é que as pessoas se acostumaram a um afrouxar de laços entre o crer e o agir. Não sabem mais no que creem e por quê, e não sabem o que as motiva em suas decisões práticas. A proliferação de analistas parece ter coincidido com o abandono de um autoexame informado culturalmente: buscam soluções tão individualizadas, tão personalistas, que perdem de vista o todo que poderia fornecer-lhes explicações para esse estado de divisão interior. Embriagadas da ilusão romântica (Girard), esquecem-se de que são seres de imitação.

Um dado que me parece óbvio nesse quadro é que as crenças partilhadas, hoje, são de fato desconectadas da realidade, tão incapazes de escorar ações efetivas no mundo que passam a compor apenas uma atmosfera indiscernível, uma bruma difusa, que só obscurece o caminho em vez de apontar direção. Acreditar que a moralidade é relativa mas continuar vivendo de modo compatível com a existência do bem e do mal (porque não se pode viver de outro modo, a não ser como sociopata) é um dos exemplos mais recorrentes dessa dissociação. A frequência com que o discurso nega a vida é tão grande que o pensar não só deixa de acompanhar a experiência, mas a atomiza ainda mais.

E há outro exemplo que nos diz respeito diretamente. Você fala a alguém de sua fé em Cristo e narra algum fato miraculoso ou extraordinário relacionado a sua fé, e imediatamente seu interlocutor proclama com seus botões, ou até em alta voz, que você só pode ter um parafuso a menos. Porém, ao mesmo tempo, nada em seu comportamento ou suas atitudes mudarão em relação a você. Em 99% das vezes, você continuará sendo, aos olhos dele, uma pessoa amiga e confiável. A presumida "loucura" que ele lhe imputa, nesse caso, é operacional e só funciona para que se mantenha a salvo da ameaça da crença.

Eis a marca de nossos dias: antes, as cosmovisões davam identidade, ainda que uma identidade idólatra e inconsistente; hoje, foi dado um passo para trás:  o relativismo engole toda possibilidade de um posicionamento público que esteja de acordo com a cosmovisão, persistindo, como forte anteparo, contra qualquer tentativa de organizar mentalmente o real. Lamentamos essa situação, mas ao mesmo tempo podemos nos indagar se um mecanismo que se afigura claramente como proteção contra a verdade não seria mais fácil de desmascarar, já que resulta (ou deveria resultar) em maior desconforto existencial. Por outro lado, assusta que nossos contemporâneos se mostrem tão voluntários em preferir a ilusão e permanecer nela, ainda que em tudo se assemelhe de fato ao que é: uma ilusão.

Só Deus poderá nos comunicar com eficácia as reações adequadas aos desafios que a igreja está prestes a enfrentar nesse novo século. Estejamos atentos.

6 comentários:

Unknown disse...

Prezada irmã: Parabéns e obrigado pelo artigo. Acompanho seu trabalho com vivo interesse. Sou avisado sempre que a senhora escreve um novo texto e nunca me arrependo de dar uma chegada até aqui. Que o SENHOR continue dando sabedoria e força à senhora e ao seu esposo, para que prossigam firmes neste importante trabalho.

Rafael Santos disse...

Um excelente texto! Gostei muito! É muito esclarecedor e nos ajuda a entender um mal que passamos, e até sentimos um desconforto, mais não sabemos o porque! Glorias a Deus!!!

Ivandro Menezes disse...

Muito bom o texto! Já tomei a liberdade de incluir algumas citações na minha dissertação de mestrado que versa sobre a pós-modernidade e seu modelo de ciência!

Norma disse...

Obrigada, "Unknown" e Rafael!

Ivandro, fico muito feliz! Que Deus o abençoe muito em sua pesquisa e use todos os seus conhecimentos e reflexões para a glória Dele! Se quiser trocar ideias com meu marido, que é mestre em Física, fique à vontade! O blog dele é andrelv.blogspot.com. Abraços!

Anônimo disse...

Norma Braga,

Mais uma vez, excelente postagem.

Publiquei também recentemente em meu blog sobre essa tendência no cenário evangélico e os desafios da igreja protestante hoje:
http://www.caminhopleno.com/blog/2013/01/a-luta-pela-verdade-numa-cultura-infestada-pelo-engano.html

Que a igreja evangélica de fato seja a coluna e baluarte da verdade em nosso século.

Abs.
Marcos Sampaio
www.caminhopleno.com/blog

Anônimo disse...

Excelente texto e excelente blog. Edificante :)

http://viver-puro.blogspot.com.br/