05 outubro 2017

Sobre a confrontação

- Se você está irado, não escreva em público contra ninguém. Se conhecer a pessoa, prefira escrever em privado, mas só depois que a ira passar.
- Mas e se eu estiver irado e não conseguir perceber isso?
- Desconfie de você mesmo em primeiro lugar. Ore. Peça para outras pessoas lerem seu texto antes de postar. Pergunte: "Está agressivo? Está direto demais? Pesado demais? Soa arrogante? Eu deveria antes fazer perguntas à pessoa, para entender melhor o que ela quis dizer?"
- Depende também da pessoa que queremos confrontar, né?
- Exato. Pense em dois modelos totalmente diferentes de confrontação: Jesus com os fariseus e Natã com Davi. No primeiro caso, gente dentro da religião que negava a religião, gente hipócrita, que estava arquitetando a morte de Jesus. Totalmente diferente do segundo caso: um crente verdadeiro que pecou. Ajuste o tom de acordo com cada situação. Principalmente se for alguém mais velho ou uma mulher (1Tm 5.1-2). A pessoa precisa sentir que nós a respeitamos mesmo quando não concordamos com o que ela disse ou fez. Como se fosse da família. Porque é. Se você critica um irmão com agressividade, está comunicando a ele que não o considera da família. Como se ele fosse um hipócrita fariseu. É grave.
- Puxa!...
- E olha que nem estou entrando no mérito da crítica. Se você é jovem e tem menos tempo de estrada com Deus, deveria triplicar todos os seus cuidados, porque muitas vezes o errado será você.
- Certo. Muitas vezes o silêncio será de ouro...
- E, se for sábio e esperar, poderá conversar tranquilamente com a pessoa de quem discorda, e ambos aprenderão muito, ainda que não mudem de opinião.

Nenhum comentário: