23 junho 2015

Querem audiência? Aos autores de novelas da Globo

Li essa notícia sobre a novela Babilônia e pensei: talvez os autores de novelas da Globo estejam precisando de uma ajudinha...

Pois bem. Se querem audiência novamente, que tal esquecer as apelações sexuais? Isso já está por toda parte e as pessoas estão cansadas. Esqueçam também o politicamente correto. Isso também já está por toda parte e as pessoas estão começando a perceber o potencial destrutivo dessas lutas de poder: mulheres com ódio de homens, gays com ódio de heterossexuais, negros com ódio de brancos e vice-versa. O ódio cansa. Deixem de lado a iniciativa de "mudar as mentalidades". Está tudo mudando tão rápido que falar de mudança hoje é falar do óbvio. Tratem do que não está na pauta do dia. Tragam para as telas as grandes questões humanas, aquelas que nunca envelhecem: a busca de um sentido para a vida; a dificuldade de estabelecer relacionamentos verdadeiros; o impulso contraditório por imitar e por querer ser diferente; os afetos naturais e a tragédia quando estes faltam. Falem dos grandes problemas da nossa geração: a corrida por sucesso a qualquer preço, a excessiva exteriorização, a violência e a reificação da vida, a perda da sensibilidade ética e estética. Alguns de vocês sabem contar uma boa história e compor diálogos tocantes. Façam isso.

Minha "tevê" é um monitor de computador em que só vejo filmes e séries do Netflix. Não sintonizo nenhum canal local. (A última novela que acompanhei foi Laços de Família. Algumas cenas entre mãe e filha eram de fazer chorar. Isso não existe há um bom tempo na televisão brasileira.) Estamos em uma crise cultural terrível e, talvez não tão estranhamente, os últimos a reconhecerem isto são os mais envolvidos com rádio e tv. Mas, se a feiúra do cotidiano for fielmente espelhada na tela, as pessoas vão desligar o aparelho. A ficção - mesmo a mais despretensiosa - precisa apontar além e dar esperança. Essa é sua função mais nobre. 

Um comentário:

José Donizete disse...

Você disse muitas verdades. Sou escritor de livros e retrato a vida com fantasias e pureza. falo de esperança, de amor e de outros assuntos. Creio que é de histórias assim que a novela brasileira esteja precisando. As pessoas ainda sonham em ver mocinhos lutando por suas mocinhas, e vilões tentando destruir esses amores.