13 junho 2014

Les Gymnopédies: Satie-Beethoven e Frame-Poythress





Copa, greves, manifestações, escândalos... E a alma da gente vai sendo jogada de uma exaltação a outra.

Que tal parar tudo e começar bem o fim de semana? Encontrei este tesouro hoje: as Gymnopédies de Erik Satie, que eu já amava só no piano, orquestradas belissimamente por Claude Debussy. Se você gosta de Clair de Lune, vai se identificar também com essas peças.

Esse vídeo acima, do You Tube, traz uma versão muito parecida com a que encontrei hoje. Mas só tem a terceira e a primeira Gymnopédies (a primeira é a mais conhecida).

Nunca achei as Gymnopédies tristes, como muitos acham, mas elas me emocionam sempre. Talvez por estarem no outro extremo do espectro que imagino: de um lado, visualizo a música de Beethoven; de outro, a de Satie. Enquanto o primeiro nos leva a contemplar a imensidão lá fora e a grandeza de Deus, fazendo-nos sentir ínfimos, o segundo nos transporta para o lugar interior mais secreto, onde Deus também está - o que aponta para aspectos diferentes do Deus cristão, tal como o conhecemos através da revelação da Trindade.

Se você se interessa por saber como o mundo, como criação divina, remete analogamente à Trindade, recomendo com alegria os livros da dupla John Frame e Vern Poythress. O site traz os livros em pdf, em inglês. São transformadores!

Nenhum comentário: