03 janeiro 2014

Powlison e uma oração

Leio em Uma nova visão, de David Powlison, logo no início de um capítulo sobre a Epístola de Paulo aos Efésios:

Este capítulo não é um "comentário" de Efésios. Ele é diferente, foi escrito para pessoas envolvidas nos detalhes do face a face do ministério, como pastores de almas. O próprio livro de Efésios foi escrito por um pastor de almas. Paulo era exegeta e teólogo; primeiro, ele era um homem em Cristo, e então, pastor de todo o rebanho de Deus (em outras palavras, um pregador), e para cada um [ênfase do autor] do povo de Deus (em outras palavras, um conselheiro). Certa vez alguém descreveu Jonathan Edwards da seguinte maneira: "Sua teologia era toda aplicada e sua aplicação era toda teológica." É essa espécie de teologia e aplicação que o livro de Efésios encarna.

Ó Pai, concede à tua igreja que haja mais pastores, exegetas e teólogos que tenham essa visão do "pastor para cada um do povo de Deus". Não só excelentes pregadores e oradores, mas homens que veem através, por assim dizer; homens com profundo conhecimento do pecado humano e do conselho de Deus, sábios no púlpito e fora do púlpito, abençoadores de pessoas únicas tanto quanto das multidões.

Amém!

Um comentário:

Carlos A. Bezerra disse...

Obrigado pelo devocional. Acabei de fazer esta oração. Ore por mim e pelo meu rebanho em Juazeiro do Norte. Tenho orado por sua vida, pois seus textos sempre me despertam. S.D.G