22 outubro 2013

Notas sobre a aparência

A quem leu o post anterior e ficou se perguntando sobre o outro lado - o foco excessivo na aparência -, digo que não se inquiete, pois certamente vou abordar o tema em textos futuros. Não tanto em relação à maquiagem, que nossa cultura não costuma cobrar muito, mas sobretudo em relação à magreza das mulheres, uma triste obsessão desta época. Cuidado para não embarcar nessa neura: até mesmo mulheres que não são cristãs já perceberam que o mais importante é cuidar do interior. Contra esse excesso (e também outros), a blogueira Gabi dá dicas muito interessantes (a tradução é minha). Veja se algumas não soam quase como recomendações cristãs (coloquei entre parênteses os trechos bíblicos que lembrei):

Primeiro, seja mais seletiva com o que você vê na mídia (1 Jo 2.16). Pare de ler jornais e revistas que falem demais do corpo de um modo taxativo. Prefira blogs e sites que mostrem fotos de corpos de todos os tamanhos e formatos. Entre para o Tumblr e siga pessoas que tenham o corpo parecido com o seu. Não julgue outras mulheres (Mt 7.1) - desafie-se a pensar positivamente sobre elas, já que isso vai incidir sobre o modo com que você pensa de si mesma. Recuse-se a participar da zombaria coletiva de amigas ou colegas em relação ao corpo de alguma conhecida ou celebridade (Sl 1.1). Evite conversas sobre regime. Use roupas que a façam sentir-se bem e que expressem sua personalidade. Presenteie-se com um dia em um spa. Tome um banho demorado, leia um bom livro e sinta-se feliz (1 Ts 5.18) por todas as coisas que seu corpo consegue fazer - muitos não têm a mesma sorte. Lembre-se de que cultivar sua beleza interior (1 Pe 3.3-6) é muito mais importante que qualquer compra em lojas ou qualquer número que você vista.

Um comentário:

Lazzarus disse...

Não quer dizer que a gente não deva se cuidar, mas... "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." (Pv. 31:30)