15 julho 2014

A fuga de Shin: horrores do comunismo nortecoreano





Esse vídeo apresenta um excelente resumo do livro Fuga do Campo 14, do jornalista Blaine Harden, que registrou a história impressionante de Shin Dong-hyuk - a primeira pessoa a conseguir escapar de um campo de concentração comunista tendo nascido lá. O comunismo nortecoreano tem uma característica própria que é inédita nos demais comunismos que conhecemos: à odiosa ideologia que dá poder total ao governante no poder, é incorporado um elemento que atribui hereditariedade ao mal. Isso significa que os dissidentes são punidos junto com suas famílias: os descendentes dos inimigos do governo são considerados inimigos também. Shin foi um bebê do campo de concentração e as regras que aprendeu ali foram a única formação de sua infância. Como mostra o livro, para os presos nos campos os laços de confiança são construídos em torno dos guardas do campo, não em torno dos parentes; Shin foi instruído a crer que devia obedecê-los acima de tudo, e por isso chegou ao cúmulo de denunciar sua mãe e seu irmão às autoridades. Foi obrigado a assistir à execução de ambos e apenas depois de algum contato com culturas de fora daquele ambiente fechado é que pôde experimentar e externar sentimentos de culpa. Creio que esse é o aspecto mais pungente de sua história.

Todo livro que narra a vida de sobreviventes do comunismo funciona como um ensaio a explicar como esses regimes assumem aspectos de ápice do mal humano. Mas Fuga do Campo 14 acrescenta a isso a grande estupefação de alguém que, desde pequeno, não conheceu outra realidade. Agora vivendo na Coreia do Sul, Shin ainda luta para ser feliz e adaptar-se a um mundo que não foi artificialmente fabricado. É impossível ler sem orar para que a realidade de Deus passe a brilhar em sua alma, dando-lhe enfim a verdadeira e sonhada libertação.



P.S. No Brasil, infelizmente, há apoiadores do regime nortecoreano. Manifeste nas urnas seu repúdio a essa posição: NÃO VOTE em nenhum candidato do PC do B, nem em partidos políticos que simpatizem com regimes comunistas.

2 comentários:

Rauni disse...

Olá Norma,

Pesquisando, acabei por encontrar o início do livro e o 1º capítulo. Um relato impressionante.
http://www.intrinseca.com.br/upload/livros/1capitulo_fugacampo14.pdf
E abaixo o ranking de perseguição, anualmente feito pela “Portas abertas”, onde a Coreia do Norte, tristemente, é a “campeã” na perseguição aos cristãos por 12 anos consecutivos. Muitos de nossos irmãos estão nesses campos por causa de sua fé em Jesus. Oremos ao Senhor por eles que sofrem duramente nos campos de trabalhos forçados.
https://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/
Quem quiser e puder ajudar financeiramente a “Portas Abertas” para auxílio à igreja perseguida pode se informar no seu site. Ultimamente ela tem feito também campanhas para auxiliar os cristãos perseguidos da Nigéria(onde o grupo radical Boko Haram sequestrou várias estudantes), que em 2013 teve centenas de casos de agressão física, a destruição de cerca de 300 igrejas e a morte de 612 cristãos.
Que Deus nos abençoe.

Norma disse...

Muito bom complemento, Rauni, obrigada!