29 dezembro 2006

Saudades de blogar, ou: Mensagem de Ano-Novo

Saudade de blogar. O recesso parece que vai perdendo seu poder de veto, de barricada contra os movimentos espontâneos da escrita, e uma vontade imensa de voltar a me ensaiar aqui - todo texto é um ensaio de algo maior que vai dentro da gente e nos transborda, sem se deixar capturar - faz com que eu venha dessa vez, sem no entanto prometer a mesma assiduidade de antes, face aos compromissos que assumi e que devo comprometidamente, concentradamente, seguir até o fim.

Mas Cassandra Wilson me pegou, Affonso Romano de Sant'Anna apareceu na tv e eu me vi aqui, querendo fazer o que mais gosto de fazer na vida, exercendo um dos poucos talentos que tenho sem expectativa alguma de recompensa a não ser o prazer, a alegria, a satisfação com o que surge depois do esforço. Mostrando a mim mesma e aos que me lêem o lugar central que este blog tem na minha vida - por me possibilitar, apenas, a prática daquilo para o que (imagino, Senhor) fui talhada acima de tudo.

O que me desvia deste blog é um trabalho de poesia e música, exatamente aquilo que me fez voltar hoje aqui, sem que eu tivesse a mais remota possibilidade de resistência. Poesia e música, juntas, um casal inseparável, segundo o meu Meschonnic. Tenho que dar conta disso. E da minha escrita, dos meus desenvolvimentos, minhas leituras.

É assim que eu ameaço começar meu ano de 2007: com a conciliação e o esforço conjunto de poesia e música trabalhando ouvidos, olhos e intuições. Seus e meus. E é assim que desejo seu ano de 2007: ano de consciência e centralidade de seu talento (sempre os há), junto a uma necessidade imperiosa de clareza interna e externa. Clareza tal como a define João: "a verdadeira luz, que ilumina a todos os homens" (Jo 1:9)

Feliz Ano-Novo!

8 comentários:

Gustavo Nagel disse...

É sempre bom te ver por aqui, ainda mais com um belo texto como esse. Um ótimo 2007 pra ti.

Beijão.

Anônimo disse...

Um excelente Ano Novo!

Santa disse...

Norma,

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Mário Quintana

Desejo que 2007 seja o grande ano de sua vida...Bjs

Anônimo disse...

Um excelente 2007 pra você!
Que venham os sons e que venha a Luz do Menino que nos faz renascer a cada dia...
Amitiés,
BetoQ.

Anônimo disse...

Bom 2007,

Que horizontes de todos se expandam

Matheus Só Matheus disse...

que espaço bonito. voltarei mais vezes para provar desta tranquilidade...

Anônimo disse...

O cansaço da jornada anterior é aliviado pela sensação suave e revigorante que a mudança de ano nos traz. Uma pena que mudam os anos e nem sempre carregam consigo (os anos) as mudanças das pessoas; mas como eles, os anos, se renovam, renovam-se também nossas esperanças e forças para ver mudanças nas pessoas...
Um ano diferente, mas abençoado para ti...

Jônatas Abdias de Macedo disse...

Norma, gostaria de sua permissão para oferecer no meu blog o link para o seu... tem como?