02 outubro 2006

Post comemorativo pós-eleições


A capa de Veja que todos gostaríamos de ver.

Vamos às boas notícias!

Jandira Feghali perdeu, e perdeu feio, para Dornelles: 45,86% contra 37,54%. Já era uma senadora a favor do aborto! Viva!!!

Gosto de pensar que o Flor ajudou nesse feliz resultado, mas creio mesmo que foi a repercussão negativa do episódio do Arcebispo do Rio de Janeiro que empurrou Jandira ladeira abaixo. O povo brasileiro não gosta dessa história de aborto por qualquer motivo, e o atentado à liberdade de expressão religiosa só contou pontos contra ela. Bem-feito! Foi conseqüência do próprio veneno. Que sofra ainda muitas derrotas políticas e nunca, jamais, tenha a chance de ver implementado aquele nefasto projeto. É minha sincera oração.

Outro motivo para festa é o segundo turno para presidente! Em média com 48% dos votos contra 40% para Alckmin, Lula terá de se conformar em competir uma segunda vez. Ufa!

Para presidente, os números da última apuração a que assisti impressionam: Lula perdeu de lavada no Sul (54,9% X 34,9%) e no Centro-Oeste (51,6% X 38,5%), mas é suplantado com pouca diferença por Alckmin no Sudeste (45,2% X 43,3); analistas na TV já falam em maior "frouxidão moral" nessa região. O petismo por aqui é um monstro difícil de abater, principalmente entre a elite universitária; mas eu ainda espero que esteja agonizando. Já no Norte e no Nordeste, Lula tem perigosas vitórias (56,1% X 36,2% e 66,7% X 26,1%), o que só prova a tendência populista desse governo (que alardeia ser "mais fácil governar para pobre") e a importância da internet. Se essas duas regiões não fossem as mais pobres do país - e portanto sem a cultura da internet - , duvido que haveria tal resultado. Isso, sem contar com a triste realidade dos votos de cabresto.

No total, porém, excelentes notícias para nós, conservadores. Quanto à derrota de Lula, não custa sonhar e manter a esperança. Continuemos pedindo a Deus para zelar por nosso país.
Notinha maldosa mas necessária: Deu na imprensa que uma manifestante idosa (60 anos) está agora à noite (uma hora da manhã) em frente ao Palácio da Alvorada, protestando contra "a lama do governo", segundo declarou. Aborrecendo e assustando a pobre senhora, um carro prateado cheio de bandeiras e adesivos do PT fica dando voltas em torno dela, fazendo-a gritar com medo de ser atropelada. Que vândalo! Bom, pensando bem, só podia mesmo ser coisa de petista: falta de respeito aos mais velhos, descaso com a vida dos outros, encheção de saco e muita movimentação sem sair do lugar. Eu disse petista? Comunista-socialista!

30 comentários:

Anônimo disse...

Nem preciso de dizer o quanto me regozijo com você.

Meu sonho mesmo é que Lula sofra seu merecido impeachment. Se não, pelo menos uma impugnação de cadidatura. Duvido que José Alencar seja eleito (mas, mesmo que fosse, seria menos asqueroso que o atual presidente; provavelmente menos ladrão também).

Meus últimos posts não têm sido muito equilibrados. Peço desculpas e apenas apresento como justificativa (furada) a euforia de ver que uma parte do país não deixou que se vendesse por preço tão irrisório (o valor do bolsa-família, mais especificamente) uma vitória no primeiro turno ao Sapo Barbudo do Foro de São Paulo.

Norma disse...

Um impeachment seria dez!

Não se preocupe, estamos todos meio doidos nesse grave momento. Eu só temo uma coisa se o Sapo sair: um golpe de esquerda. Será que eles têm esse coelho na cartola?

Anônimo disse...

Norma:
estou contigo na alegria pela existencia de um segundo turno, e pela derrota da Jandira. Tenho um alerta a fazer: o aborto nao pode ser considerado o unico atentado contra vidas indefesas. O argumento a favor do aborto baseia-se em negar status de pessoa humana para o feto, que e' entao considerado apenas uma parte do corpo da mae que assim pode dispor em plena liberdade dessa parte.
Aonde quero chegar? A lista das nao-pessoas esta' crescendo, aqui vai parte dela:
- o infanticidio pregado pelo bio-eticista Paul Singer,
- o caso dos anencefalicos (bebes que nascem sem a "parte pensante" do cerebro),
- pacientes terminais que se recusam a pedir eutanasia.

Afinal, ha' uma grande necessidade social nao atendida de orgaos, tao necessarios para a industria dos transplantes. A verdade e' que os seres humanos tem a tendencia de se portarem de maneira muito "inconveniente" nas duas extremidades de suas existencias. A cidade de Paris, segundo o site amigo Le Perroquet Libere', ja' se candidata para sediar o proximo congresso mundial dos militantes da eutanasia: Paris 2010.
Que Deus te proteja, guarde e cubra de bencaos.

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Norma,

A derrocada do anti-cristo já começou. Tenho fé que DEUS tem ouvido as nossas orações, e todos sabemos que as nossas vitórias nunca são fáceis, sempre somos o pequeno Davi enfrentando o grande Golias.

Como pode um homem como esse se comparar a Jesus Cristo? É muita audácia, pois mesmo que ele nao fosse nada corrupto, ainda assim é muita audácia. Dizer que tenta o imitar, todos tentamos, e isso entendemos, mas se comparar ao mesmo?????

Que DEUS nos ajude e nos ilumine, a nós e a esse povo sem rumo no deserto do sinai.

Anônimo disse...

Hey Norma, eu estava num jantar ontem, mas meu cérebro estava ligado nas eleições...até que consegui uma confirmação do segundo turno....éramos 80 pessoas, consegui promover uma grande comemoração...(claro sempre tem os "petralhas")...

A luta continua...sem trégua!!!

Anônimo disse...

Norma,
Discordo de algumas de suas posições religiosas,sinto certo exagero nelas,enxergo a religião de forma menos dogmática,
menos branco x preto.O homem é muito mais para o cinzento,mais complexo que qualquer explicação que possamos,que qualquer religião possa dar.Todavia o "LADO NEGRO DA FORÇA",O MAL ABSOLUTO,às vezes se manifesta,e agora O vemos no PARTIDO TOTALITÁRIO e na GRANDE BESTA BARBUDA.Combatê-los é quase um dever de todo homem e mulher de boa vontade,de quem luta pela liberdade,e assim me rejubilo com a derrota da bruxa abortista...mas Dornelles é da base do governo da Grande Besta,cuidado com a euforia.De forma análoga,estou contente,mas não eufórico,com a vitória,em São Paulo,do velho esquerdista José Serra sobre o farsante do Mercadante.
Mudando de assunto,sugiro que você,uma católica militante,comece
(ou estimule) um movimento para alertar o Papa Pio XVI,um defensor não só do catolicismo como também de nossa tradição helênico-judaico-
cristã contra os bárbaros islâmicos e comunistas,à respeito desta nefasta organização chamada CNBB,Confederação Nacional dos Bispos Bolcheviques.A praga lulo-petista nasceu nasceu com apoio desta joça,e tirar-lhe o apoio papal,de vez que ela usa a religião para propagar a causa comuno-totalitária,seria importante para barrar o projeto totalitário desta gente."Eles" que fundem a religião
"deles",uma religião ateísta e assassina!

Norma disse...

Oi, Augusto!

Que engraçado, de onde você tirou a idéia de que sou católica? Será que eu passo essa impressão? Bom, tenho um excelente relacionamento com meus amigos católicos e sou abençoada por bom número de autores católicos. Mas sou protestante desde meus 25 anos.

E você queria dizer Bento XVI, certo?

Abraços!

Norma disse...

É isso aí, gente: estou felizinha, mas não eufórica, pois sei que os eleitos são melhores apenas comparativamente. A luta continua. :-)

Anônimo disse...

Oi Norma,
Se não é católica tudo bem,mas despetizar a nefasta CNBB seria
uma verdadeira dádiva,incentive seus amigos católicos...e aproveite para denunciar os protestantes vendidos ao petismo, como Edir Macedo e cia.Este tipo de "religiosos" deseja sobretudo PODER.Lutero se envergonharia desta gente "protestante".

Um abraço

Anônimo disse...

Prezada Norma,

Acabo de sair de um site ligado às artes (e patrocinado pela Petrobrás) em que um conhecido postou um comentário de euforia pelo segundo turno e, obviamente, lançou algumas críticas ao Lula.

As críticas eram meio fracas e meio bobinhas -- não era nenhuma Norma escrevendo. No espaço de comentários surgiram os inevitáveis protestos de outros membros do site, que pouco se ativeram às reais fraquezas do argumento do meu conhecido, mas vieram com sua própria lista de argumentos fracos, quando não totalmente falsos ("você pensa igual à Veja", "você não passa de um conservador", "você quer a volta do privilégio das elites", "este governo fez mais do que os antecessores" etc. etc. etc.).

O que noto é que o bolsa-família não é o único instrumento de compra de votos. O governo do país, particularmente na atual gestão, tem a "sorte" de dispor do dinheiro da Petrobrás, que continua gigante e crescendo apesar de continuamente saqueada -- afinal de contas, diz a lenda que uma empresa petrolífera mal gerida é o segundo negócio mais lucrativo do mundo. É com esse dinheiro que se vem comprando as consciências de todo mundo "acima da linha da pobreza" e tão abaixo da linha da plena estupidez que nem se toca de que é a própria parte da própria elite que acredita estar combatendo.

Podiam ao menos ficar calados. Enquanto a Petrobrás só trocar de mãos em mãos de políticos, não precisam de preocupar-se com o ressecamento da sua fonte de financiamento de arte de quinta categoria.

Além da compra de consciências com o dinheiro do nosso imposto, compram consciências dos formadores de (não-)opinião com o preço que pagamos por alguns dos mais caros combustíveis do mundo, e de pior qualidade.

Anônimo disse...

Não apareço muito por aqui, mas até pouco tempo pensava que vc era católica.

Não concordo quando diz que ajudou pouco na derrota da Jandira: a união faz a força! Parabens pela luta .

Tambem não concordo em personificar o mal na pessoa do Lula. Ele faz muita coisa errada acreditando que está agindo corretamente. O problema dele é a falta de limites, da não consciência de saber diferenciar o bem do mal.

Vamos continuar a luta para a derrota de Lula, falta pouco!

Carlos

Marcelo disse...

Acredito que Lula já era! Se as urnas não o expulsarem, o STE, o STF (com o Senado) o farão. Bom, agora é tentar recuperar tudo que foi perdido. Será quase um mandato de Alckmin para trazer o Brasil de volta ao mundo. Gostei quando o Alckmin disse que o Evo Morales mandava no Lula. Significa que chuchu vai botar pra quebrar no boliviano.

Até a vitória.

Marcelo Hagah
João Pessoa-PB

Anônimo disse...

Puxa vida...
Acredito que vc tenha reais motivos para pensar assim (seja empresária ou aqueles defensores da classe "nobre") e não seja apenas um daqueles intelectuais virtuais que se não for um livro não passa de "desmentalizado", já o cérebro armazena bem, mas não funciona sozinho. Semelhantemente a um computador. Incapacidade de reflexão.

Do contrário seria apenas a força do preconceito que, por vezes, criticamos tanto e tal. Dizer que a revolta é consequência da corrupção me faz deduzir que deves ser uma opositora radical ao modo, mais comum, de se fazer política no Brasil. Porque qual partido não sujou ainda o pé na lama. Ah! Claro, tem aqueles que ainda não tiveram opotunidade porque ainda não podem oferecer nada em troca... ainda. E se dizer que é porque dessa vez a mídia divulgou... aí eu não te aguento. Conversa fiada tem limite. Mas conheço o ditado dos ingênuos e irreflexivos: "o que os olhos não vêem o coração não sente".

Norma disse...

Márcio, confesso que tive vontade de não aprovar seu comentário - não porque aparentemente você não gostou do que eu escrevi, mas porque está quase incompreensível. Tente de novo, quem sabe aí eu possa responder.

Anônimo disse...

O Conselho Pontificio para a Justica e Paz sugeriu hoje,4 de outubro, num documento de 15 paginas, uma nova autoridade internacional para combater a corrupzao, com enfase nos paises mais pobres.

Nunca acreditei nesse Conselho Pontificio Orwelliano do Vaticano, e logo duas coisas me chamaram a atencao.

Primeiro: a criacao de uma nova autoridade mundial. Para dourar a pilula, o folheto diz que essa entidade trabalharia com os governos individuais. Pura cortina de fumo: a agenda secreta e' a criacao de um governo mundial (vide as denuncias do Midia sem Mascara).

Segundo:o bla-bla sobre os paises mais pobres, quando a ONU tem a mais corrupta das administracoes de sua historia (Annan=Lula).

Ponto positivo: o Alkmin pode dizer em sua campanha que ate' o Vaticano esta' contra os corruptos do PT...

PS: Tambem nao consegui entender o que o Marcio quis dizer. Ele talvez consiga digitar mais rapido do que a sua unidade central de processamento consegue processar, e o resultado e' uma confusao total.

Anônimo disse...

Um dos problemas do Alckmin é que ele, sendo católico praticante e não um adepto da Teologia da "Libertação"( o que significa Dominação na dialética marxista), não assume o que pensa,borra-se de medo da patrulha ideológica esquerdista.O narigão até declarou-se à esquerda do Lula!!!
Mesmo que o Alckmin ganhe ele não terá peito,provavelmente,de desaparelhar o Estado e de assumir suas posições mais conservadoras em muitas questões.A agenda política brasileira está completamente dominada pelo ideário esquerdista,antiespiritual e anti-ocidental.
Quanto ao Márcio(?),talvez seja um discípulo do anti-intelectual Emir Sader e do patrulheiro Marco Aurélio Garcia,outro que não diz
coisa com coisa.Talvez seja a educação orwelliana em ação...

Anônimo disse...

Eu imaginei mesmo que não iria entender... foi o que eu pensei mesmo.

Obrigado por publicar.

Anônimo disse...

Sr. Augusto,

Obrigado por me citar. Acho que por ter feito um comentário, supostamente, inconpreensível, acabou gerando alguma interpretação. E como toda interpretação, pode ser correta ou não. Como essa sua, sobre o sentido de "libertação" dentro do contexto da dialética marxista. Creio que vc tenha dificuldades para entender o significado de libertação, ao menos, dentro de um dos dois âmbitos (o da dialética citada ou o da teologia da libertação). Adianto que não defendo nem um nem outro movimento. Nem o marxista nem o teológico. Mas já li sobre.

E quanto ao chamar o Alckmin de católico PRATICANTE... fiquei impressionado e confuso: ou vc está reduzindo o sentido da expressão católico praticante ou está com intenção de elevar a moral do Alckmin. E apesar de sintético, entendi seu texto... tá bem claro, viu. Quanto aos rótulos (não discuto a veracidade) que me atribuiu, parece que vc já sabe muito sobre mim... Isso quer dizer que me entendeu, não foi?

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Falta lembrar ao Márcio que no nosso país, as familias que ganham mais de R$2500 por mês são consideradas no topo da piramide.

É incrível como esses comunistoides pensam que o problema é sempre do vizinho. Vale a pena citar Lucas 6:41, pra ver se eles se sensibilizam um pouco.

E o patrimonio do Lula, mais o tino comercial do seu filho, "ni hablar"!

É como eu li noutro blog, os Petistas e o PT são os Proxenetas da Miséria!

Anônimo disse...

Acalmai adeptos do picolé de xuxu opus dei! Parece que voces não crêm na Soberania de Deus. Será o proximo presidente da república aquele que Deus determinou nos seus eternos decretos. O Lula só está lá por determinação de Deus. Com esse discurso agoniado voces parecem seguidores do Teismo Aberto.

Anônimo disse...

MÁRCIO E KILMER
O primeiro se gaba de ser incompreensível...bem,há gente que gosta de andar pelo caminho das trevas,para eles uma citação de Jung(é de um código gnóstico):
"Ó homem,se sabes o que estás fazendo,és feliz;se,porém,não sabes o que estás fazendo,és um maldito e um transgressor da lei"
Os evangélicos não gostarão, provavelmente,disto,mas a discussão de Jung,um evangélico,é profunda,complexa.Leiam-na antes de respostas automáticas(Em "Resposta a Jó",& 12)
Para o Kilmer,uma pergunta:Você conhece os desígnios de DEUS,a ponto de afirmar que ELE pôs o
Lula-lá,no trono do poder?Quem me garante que não foi o capeta quem colocou o barbudo lá?E onde fica o livre-arbítrio humano, dos eleitores?Jogar tudo nas costas de Deus é facil,nos exime de qualquer responsabilidade pelos nossos atos.

Anônimo disse...

O deus do Kilmer e' o deus do Islamismo: tudo que acontece e' porque Ele quis, e ja' estava escrito. Para o Islamismo nao existe o livre-arbitrio, uma mera invencionice ocidental.

Para os amantes da liberdade, ha' 2 outros pleitos eleitorais a observar, alem do nosso.

1)Em 15 de outubro o Equador vai `as urnas. O lulla equatoriano se chama Rafael Correa, que ja' avisou que vai "refundar o Equador" como uma republica bolivariana, a la Chavez e Morales.

2)Em 5 de novembro e' a vez da Nicaragua. Aqui a esquerda aposta num conhecido comunista, o sandinista Daniel Ortega. De momento as pesquisas indicam que Ortega tem 32% dos votos, o liberal Rizo tem 27%, e Eduardo Montealegre tem 15%, enquanto dois outros ex-sandinistas tem 14 e 2% respectivamente. Ou seja deve haver segundo turno. Mesmo que o Montealegre apoie Rizo no segundo turno, somando os votos sandinistas todos Ortega parece ser o proximo presidente. E dizer que a Nicaragua que fez um esforco imenso para se livrar da feroz ditadura sandinista do Ortega, agora vai dar-lhe o poder por via eleitoral. Mais uma vitoria do Gramsci.

Hugo Chavez, que nada em petro-dolares, e' o maior financiador desses esquerdistas e o mapa da America Latina vai sendo pintado de vermelho, para desgraca do continente, que continuara' estagnado economicamente e escravizado politicamente. As nuvens negras se adensam nos ceus latino-americanos, e mais um seculo estara' perdido, como o seculo vinte foi perdido. (O seculo vinte foi descrito por Corcao como "O seculo do nada", num livro com esse titulo, que os brasileiros ignoraram solenemente para prezuizo deles mesmos.)

Anônimo disse...

Shalom Norma tudo bem??
Graças a DEUS uma pró-abortista foi execrada pela população e com méritos! Continuemos nossas intermináveis lutas para abrir a mente de nossos irmãos e daqueles que, infelizmente não buscam informações para melhor embasar as opiniões! Olha, acho que vc pode me ajudar, tenho uma amiga que é irmã em CRISTO e que insiste em votar no PT. Ela vota no PT mesmo depois dessa vergonha de desgoverno e uma das coisas em que me apego para convencê-la é o aborto, a casamento de homossexual e invasão de terras que é defendida pelos governantes. Eu era PT roxo e sou filiado ao PC do B, (preciso desfiliar-me urgentemente) nem precisa falar. Graças a DEUS lendo Olavo e livros de Tocqueville, Paul Jonhson (o mesmo que vc está lendo) e o site Mídia sem máscara, foi que comecei a ver realmente o que ocorre conosco, esse viés esquerdista que massacra-nos diariamente e nem temos como nos defender, e ai de nós se emitimos opiniões contrárias! Se você puder me passar um site ou uma informação que diz que o PT quer aprovar no segundo turno o aborto irrestrito eu agradeço.
Fiquem com DEUS
Agnaldo

Anônimo disse...

Norma,
seria realmente a realização de um sonho ver essa capa!!!
Tenho ainda minhas dúvidas se seria possível, depois de Maluf e Collor serem eleitos, mas... fé, minha irmã!!
Fica com Deus!

Anônimo disse...

Alguns pensamentos que me ocorreram apos ver o debate dos candidatos na Band.

1)A esquerda brasileira e' incapaz de entender o profundo arcaismo de seu discurso, e o perigo mortal que para as sociedades latino-americanas representa o Foro de Sao Paulo.

2)A manifesta incompetencia de Lula para abordar os problemas nacionais, e suas desculpas para a corrupzao de seus aloprados companheiros pertencem a um mundo onirico que so' o PT habita.

3)A incapacidade de Lula compreender o funcionamento real do sistema economico ficou patente. Na mente capta do Lula,so' ha' um vilao e seu nome e' a "globalizacao neoliberal".

4)Lula demonstrou que lhe falta uma firme vontade de defender os interesses nacionais (exemplo sua postura no caso Petrobras X Bolivia). Da existencia do interesse nacional, ate' mesmo como conceito, ele parece duvidar,o que e' coerente com a linha do Foro de Sao Paulo.

Sera' que um numero suficiente de brasileiros foi capaz ver e ouvir tudo isso ontem `a noite, e vai dar seu veredicto correto no segundo turno?

Anônimo disse...

Obrigado, Norma, por publicar minhas reflexoes. Vou abusar mais um pouco de sua paciencia, mas um amigo pediu-me que relembre de todos os modos possiveis o nome de uma VITIMA inocente.

Ela se chamava Ana Cecilia Duque.

Era uma professorinha colombiana, que tinha 25 anos quando os "revolucionarios" do Exercito de Libertazao Nacional (ELN) a tomaram como refem e a assassinaram no dia 26 de abril de 2003. Mas o que ela fez para merecer tal castigo? Nada, a menos que ter um pai que se recusou a cometer um assassinato ordenado pelo ELN, seja um crime passivel da pena de morte, com execuzao sumaria. Mas os "guerrilheiros", admirados e bajulados por todos os imbecis que frequentam os "foruns sociais", e outros Carnavais Kasstristas, puseram a culpa no pai! Afinal, ele podia ter salvo a filha, se tivesse obedecido aos tomadores de refens.
Por que recordar um fato velho de 3 anos, um crime "artesanal", comparado com os Holocaustos sovieticos, maoistas, viet-cong e polpotistas, sem falar no Holocausto cubano? Porque nunca e' demais lembrar os crimes que a esquerda e os esquerdistas sao capazes e culpados. Ainda mais agora que os descendentes "espirituais" dos stalinistas e os "nao-alinhados" (dicionario Orwell: nao-alinhado = alinhado com o anti-americanismo e com pro-islamofascismo) reunidos em torno da mumia ja' nao tao ambulante do Fidel Castro e do histriao Hugo Chavez, com a foto do sanguinario assassino Che Guevara nas camisetas, vem pedir aos brasileiros que votem no Sapo Barbudo.
Tenho dito!

PS: Se voce Norma achar que eu me excedi, compreenderei que censure o meu post. Mas eu precisava desabafar.

Norma disse...

Caro Hereticus, não se preocupe, você não se excede nunca.

Se quiser me escrever para o mail, prometo que guardo seu anonimato. Acho que você está mesmo precisando desabafar. Deve estar sem muita gente como você em volta.

Abraços!

Anônimo disse...

Norma:

Como diria o Nelson Rodrigues, eu sou um Robinson Crusoe, sem radinho de pilha. Um dia destes, talvez eu me torne um ex-covarde e mande um e-mail para voce^.

Por enquanto, so' a cabra vadia, genial invencionice do NR, recebe as minhas confissoes.

Vale

Anônimo disse...

Irmãos Reformados,

Pelos posts aqui registrados percebemos que o Lula é a besta do Apocalipse, mas seria bom, enquanto respiramos outros impropérios ao petralha, fazer alguns comentários a essa reportagem da revista Época:
"Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência pelo PSDB, recebe formação cristã do Opus Dei em encontros noturnos no Palácio dos Bandeirantes

O governador paulista, Geraldo Alckmin, é um dos políticos brasileiros com ligações mais estreitas com a Obra. Elegeu Caminho, o guia escrito pelo fundador Josemaría Escrivá, como seu livro de cabeceira. 'Acostuma-te a dizer que não' é um dos ensinamentos que mais aprecia, conforme contou em entrevistas à imprensa. Um popular sacerdote do Opus Dei, o padre José Teixeira, foi seu confessor. Nos últimos anos Alckmin tem recebido formação cristã no Palácio dos Bandeirantes de um influente numerário, o jornalista Carlos Alberto Di Franco. 'Laboriosidade' foi o tema de um dos últimos encontros.
A reunião é chamada informalmente de Palestra do Morumbi."
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT1107598-1664,00.html

Leo

Anônimo disse...

Na boa pessoal,

o posicionamento de alguns comentaristas deste blog é típico dos extremistas iranianos seguidores do Aiatolá Khomeini... Vcs utilizam o nome de Deus para justificar essas teorias absurdas de que o PT é o anti-cristo... Ainda bem que vivemos em um regime democrático no qual a população escolhe seus líderes....