30 dezembro 2013

Meus desejos para 2014

Que eu tenha mais um salto na melhora da enxaqueca, pois ainda preciso;

Que mudanças no meu estilo de vida - exercícios, alimentação saudável e mergulhos frequentes - sejam firmadas e tragam resultados que reflitam na saúde (principalmente memória e agilidade mental) e no peso (uns dez quilinhos a menos!);

Que eu me torne mais organizada com coisas e ideias, mais firme nos objetivos diários, mais focada nas tarefas;

Que mais pecados meus e de André sejam descobertos e combatidos;

Que minha influência na internet seja mais conforme a vontade de Deus;

Que eu e André tenhamos um boost de santidade e intimidade;

Que a tal onda conservadora que vem crescendo no meio cristão resista à tentação de copiar a esquerda em seus estratagemas (inundar o judiciário de processos, fazer ad hominem em vez de argumentar, perder a linha em público, lançar mão do totalitarismo da vítima) e demonstre mais maturidade intelectual, emocional e espiritual;

Que as eleições não deem vitória ao PT (essa é difícil, eu sei);

Que mais brasileiros se arrependam de seus pecados (desonestidade, irresponsabilidade, violência, cobiça, indolência, lascívia) e busquem o Deus verdadeiro;

Que a igreja se desembarace cada vez mais da influência do paganismo, da teologia da prosperidade e da teologia da libertação;

Que mais livros reformados sejam lidos, escritos, debatidos (orem por mim!);

Que mais cristãos estejam dispostos a estudar de tudo e a analisar seriamente as cosmovisões não-cristãs, sem concessões ao relativismo, ao pragmatismo e à superficialidade;

Que reformados e demais cristãos preocupados com a ortodoxia reconheçam quando se expressarem de um modo rabugento e irado, arrependam-se e aprendam a refletir a beleza e o amor de Deus, na internet e fora dela;

Que surjam mais bons músicos, pintores, escritores, poetas e amantes da boa cultura que desejem glorificar a Deus fazendo ou divulgando arte de qualidade, mas sem recorrer à heterodoxia ou à destrutividade pós-moderna para serem criativos;

Que o Brasil seja mais salgado e iluminado pela igreja fiel;

Que nosso país comece a se libertar de seu maior flagelo: a violência, que se alimenta de uma política indolente e corrupta;

Que mais cristãos sejam criativos e intrépidos para a abertura de instituições de ensino, associações, grupos de discussão, grupos de estudo etc., com um espírito de missão entusiástico e bem orientado;

E, finalmente, que Paulo Ghiraldelli não seja estuprado, mas sim visitado pela maravilhosa graça de Deus (oremos por ele!).

Feliz 2014! :-)

19 dezembro 2013

"Cristo como chave hermenêutica"

Gostei desse texto de Felipe Cruz e Yago Martins contra a velha ilusão liberal de "Cristo como a chave hermenêutica", que no final funciona apenas como desculpa para que o cidadão use e abuse da Escritura a seu bel-prazer, retirando dela o que não lhe convém.

Eu apenas acrescentaria ao artigo o seguinte argumento, exposto nesse diálogo imaginário:

- Cristo é a chave hermenêutica da Bíblia.

- Certo. Mas tudo o que você sabe sobre Cristo vem de onde?

- Er...

- Da Bíblia, não é?

- ...

- Além disso, o próprio Cristo usava as Escrituras da época dele (Velho Testamento) do jeitinho que nós usamos. Ele reconheceu as profecias antigas como corretas, versando sobre Ele mesmo (Lc 4.21); repetiu palavras de Deuteronômio 8.3 (Mt 4.4); reforçou a eternidade da Lei (Mt 5.18, Lc 16.17); resistiu à tentação do diabo (Lc 4.1-13). Só para citar alguns exemplos! Nisso tudo, usou a palavra autoritarivamente.

- Mas Cristo disse que é a Palavra.

- Sim, Ele disse isso, mas também disse que não vinha anular a Lei, mas cumpri-La (Mt 5.17). Ele é a Palavra VIVA. Nossa Bíblia é a Palavra escrita de Deus. Se você não ler a Bíblia com ideias preconcebidas e não prescindir da orientação do Espírito Santo, vai ver que Jesus não contraria a Palavra escrita em nenhum momento. Ele cumpre em Seu corpo, com a morte e a ressurreição, tudo o que estava registrado na Lei e nos Profetas. E se tornou nosso maior modelo no uso humilde da Palavra. Pois o próprio Deus não se contradiz, nem é homem, para mentir: "Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso" (Rm 3.4).

 

17 dezembro 2013

A batalha pertence ao Senhor

"Talvez uma das coisas mais difíceis da vida cristã e, particularmente, da apologética, seja o equilíbrio entre autoridade e mansidão que é necessário para se praticar estas coisas de forma obediente. É fácil ir longe demais para um lado e para o outro. Podemos ficar tão animados por causa da autoridade que temos na verdade concedida a nós por Deus que nossa única meta acaba sendo apresentá-la. Mas esse zelo pode ser qualquer coisa, menos manso e benigno; pode sugerir que a verdade que temos é nossa por causa de quem somos e não por causa do que Cristo fez.

Por outro lado, podemos ficar tão impressionados com a benignidade de Cristo que acabamos fazendo de tudo para evitar uma confrontação. Mas isto também pode passar uma impressão errada, a saber, que o evangelho, e particularmente o Cristo do evangelho, não está preocupado com a fé e o arrependimento. Pode levar outros a pensar que Deus é indiferente ao pecado. Pode dar a impressão equivocada de que todos são aceitos por, ou aceitáveis a, Deus.

[...] Se a glória de Cristo é descrita por João como sendo uma plenitude de graça e de verdade, glorificar a Cristo, 'exibi-lo', por assim dizer, significa, então, mostrar a graça e a verdade juntas. Se havemos de glorificar a Deus, devemos ser cheios tanto de graça como de verdade, a exemplo de Cristo.

Nós o glorificaremos quando, e somente quando, nossa verdade for temperada com a graça e quando nossa graça for combinada com a verdade de Cristo. Isso não é algo que somos capazes de fazer por nós mesmos; não é algo que pode ser realizado por contra própria. Isso deve ser uma obra do Espírito. Não é algo que somos capazes de fazer em nós e por nós mesmos. Essa é uma parte, embora uma parte crucial, de sermos conformados mais e mais à imagem de Cristo."


Scott Oliphint, A batalha pertence ao Senhor: o poder da Escritura na defesa de nossa fé, p. 90-92, editora Monergismo.


Thanks, Leonardo Bruno Galdino!

13 dezembro 2013

Imagens

Sempre achei admirável o contraste entre o que conheço dos poetas Victor Hugo e Charles Baudelaire, de um lado, e suas respectivas fotos mais conhecidas, de outro. Hugo, o poeta das multidões, muito amado pelo povo francês ainda em vida, mostra-se totalmente despreocupado com a própria imagem. Denunciam-no a má postura, os cabelos arrepiados, a expressão de vazio e enfado, de "tira logo essa foto que quero ir deitar". Já Baudelaire, que tanto chocou o público e até sofreu processo pelos poemas mais pesados de As flores do mal, surge com um ar muito cônscio da impressão que está causando, de pose napoleônica, penteado impecável e olhar calculado para atravessar bonito os portais da fama.

Nunca julgue a partir das aparências (1 Sm 16.7).

 

12 dezembro 2013

Biblioteca João Calvino

O Ministério Fiel disponibilizou esta semana a BIBLIOTECA CALVINO: todos os comentários publicados pela editora estão disponíveis para leitura no site, gratuitamente!


Maravilha, não é?

Se você nunca leu nenhum comentário de Calvino, sugiro que comece pelo livro de Salmos. E depois me conte nos comentários!

11 dezembro 2013

Quem quer adotar Sparky?

Escrevo na tentativa de achar uma casa para o frajolinha que Beatriz Levischi encontrou na rua. Protetora, morando em um apartamento pequeno com dez - sim, você leu direito, dez - gatos, e cheia de alergias, ela não pode abrigar mais um.

Mas esse é muito especial! Veja o vídeo na postagem dela: ronronento, carinhoso, uma delícia de gato - um companheiro fiel para toda a vida! Se você sempre quis um gatinho, ou mais um gatinho, e mora em São Paulo, essa é a sua chance.
Ela ficou decepcionada quando pediu a religiosos que arrumassem um canto para o gato e ninguém se dispôs a isso. Infelizmente, nós cristãos ainda estamos muito longe de uma visão biblicamente correta sobre os animais (veja esse artigo sobre o tema). Rejeitamos (com razão) o naturalismo de nosso tempo, mas acabamos caindo em outro extremo: só valorizar o que é humano. Por isso, programas de preservação da natureza e de proteção animal muito raramente são concebidos ou apoiados por igrejas cristãs. Isso é muito triste. Confesso que tenho vergonha quando crentes sinceros demonstram desleixo com a criação não-humana de Deus. Ainda vou escrever mais sobre isso, porque quero muito testemunhar uma grande mudança de mentalidade entre nós.

Em tempo: uma ONG de proteção animal (castração, resgate e doação) em que confio é a Confraria dos Miados e Latidos. Se você gosta de bichos, vale a visita!

10 dezembro 2013

Mulheres em Gravatá

Cheguei ontem de Recife, antes de passar o fim de semana em Gravatá para o Encontro de Mulheres. Falei sobre Cosmovisão Cristã (uma palestra muito parecida com a da Fiel), Combatendo o Feminismo (em que discorri sobre o Politicamente Correto) e A Mulher Cristã e a Intelectualidade (tratei de Romanos 12.1-2 e fiz paralelos entre a intelectualidade cristã, que contempla o ser humano integralmente, e a mundana, que o fragmenta). Gostei muito de como ficou o formato da terceira palestra e vou incrementá-la para futuros repetecos.

Além de reencontrar minha BFF Simone Quaresma, que palestrou também, revi a fofíssima Leah e conheci várias irmãs lindas e maravilhosas, como a Virgínia, a dona Ruth, a Andressa, a Cristiana, a Nininha, além das palestrantes Ana Carolina Oliveira e Paula Ximenes - amizades que têm tudo para durar! Que Deus tenha sido glorificado na sua palavra edificadora e nos momentos tão gostosos de comunhão que tivemos durante o evento e depois, em Recife.

 

02 dezembro 2013

Os loucos sintomas da enxaqueca

Erra quem associa enxaqueca a dores de cabeça apenas. A doença é bem mais complexa que isso. Dê uma olhada nesse artigo do dr. Alexandre Feldman e entenda por que eu preciso evitar a todo custo uma crise quando sou chamada para fazer palestras em outras cidades. ;-)