29 fevereiro 2012

Um seminário para não perder!

Franklin Ferreira, Jonas Madureira, Tiago Santos... Irmãos de minha inteira confiança, amigos leais, com um excelente currículo e um coração verdadeiramente convertido, constituem uma equipe para formar pastores e líderes no Brasil. Você vai perder essa? A turma ainda tem vagas para este ano!

26 fevereiro 2012

Da série "O que Deus fez por você através da cultura" I

Estou lendo um livro fantástico chamado Como o cristianismo mudou o mundo (How christianity changed the world), escrito por Alvin J. Schmidt, autor luterano, PhD da Universidade de Nebraska e professor de sociologia, hoje aposentado. Minha versão é eletrônica, em inglês, para Kindle. Esse livro busca corrigir os muitos desvios históricos e as incrivelmente enviesadas criminalizações de que é vítima o cristianismo, em uma sociedade que não reconhece o quanto é devedora dos ensinamentos de Cristo que se incorporaram à cultura.

É claro que Schmidt não ignora o mal que, em nome do cristianismo, muitos perpetraram ao longo da história. Afirma ele em entrevista: "Alguns aprovaram a escravidão; alguns diminuíram o valor da mulher; outros, os cruzados, tentaram converter à espada; outros, ainda, praticaram corrupção, dentro e fora da igreja." O que é importante notar é a estreita correspondência entre os ensinamentos de Cristo e os inúmeros bens de que gozamos na civilização judaico-cristã, além de seu corolário: o quanto perdemos quando nos afastamos bruscamente desses valores! Por exemplo, a cultura "andou para trás" em todos os países em que governantes totalitários buscaram destruir à força o substrato cristão, remodelando o homem e o mundo à própria imagem. Hitler, que odiava o cristianismo e subjugou a igreja, adotou o infanticídio na Alemanha durante seu governo.

É do infanticídio que vou tratar no primeiro post dessa série, comentando as riquíssimas informações que tenho encontrado no livro de Schmidt.

O fim do infanticídio: uma conquista cristã

Você, leitor, deplora o assassinato de crianças, não? Espero que você não seja um seguidor de Peter Singer, nem de certas antropologias modernas que negam à criança indígena o status de pessoa... Bom, para a sensibilidade contemporânea, em todo o Ocidente o infanticídio é um crime abominável. Trememos de horror e ira apenas quando alguém encontra um bebê vivo dentro de uma lata de lixo - quanto mais se pai ou mãe matam os próprios filhos, como ainda ocorre no mundo muçulmano. Prática comum e incontestada em várias civilizações antigas - não só a greco-romana, mas também a de países como China, Japão, Índia, entre os índios do Brasil e entre os esquimós - , o infanticídio só começou a ser afrontado consistentemente a partir do século I, pelos adeptos daquela seita judaica do Nazareno. Nem mesmo os melhores homens do mundo antigo ocidental, como Cícero e Sêneca, se opunham a esse costume maldito. De fato, compreende-se por quê: somente o cristianismo bíblico podia, como cultura, conferir ao neonato ou à criança o status de um ser digno da vida. A idolatria romana à "cidade" apenas deixava os mais frágeis à mercê de um sistema cruel que dispunha como queria das pessoas consideradas improdutivas ou indesejáveis. Foi somente por influência do bispo Basílio de Cesareia que o infanticídio foi abolido no Império Romano pelo imperador Valentiniano, em 374d.C. Da mesma forma, os pais da igreja Clemente de Alexandria, Tertuliano e Lactâncio denunciaram com vigor tanto o infanticídio quanto o abandono de crianças, e muitos outros cristãos se tornaram conhecidos por adotarem as crianças rejeitadas.

O homem ocidental comum não mata nem abandona mais os filhos? E os que o fazem são acertadamente condenados e punidos? Agradeça ao cristianismo!

23 fevereiro 2012

Ore em nome de Jesus

Contei em minha segunda palestra na VINACC que, quando era nova convertida - ainda com a mente de Cristo pouco desenvolvida e uma cosmovisão que precisava de mais leitura bíblica e anadurecimento -, acreditei estar fazendo uma grande coisa por minha amiga esotérica ao aconselhá-la assim: "Sempre que você orar, termine a sua oração com 'em nome de Jesus'." Que vergonha! Eu ainda não havia confrontado devidamente a minha antiga crença no poder de palavras mágicas, típica do esoterismo. Essa história é narrada por mim, junto com uma advertência a cristãos que oram e agem com base na crença em palavras mágicas, no livro que lançarei ainda este ano, A mente de Cristo, pela editora Vida Nova.

Pois bem, mas o que seria "orar em nome de Jesus"? Pois o próprio Jesus nos estimula a orar em nome Dele. Encontrei um texto maravilhoso que fala sobre isso no blog de meu amigo Alan Rennê, aqui, e nos faz pensar muito no quanto nossas orações são feitas na perspectiva correta. Espero que goste. Boa leitura!

14 fevereiro 2012

Aos defensores da vida – urgente!

Citei em meu livro (a sair em março pela editora Vida Nova) a matéria do Estado de São Paulo que noticiava o compromisso assumido pela presidente Dilma conosco, evangélicos, no dia 15 de outubro de 2010, nos seguintes termos:

“Eleita presidente da República, não tomarei a iniciativa de propor alterações de pontos que tratem da legislação do aborto e de outros temas concernentes à família e à livre expressão de qualquer religião no País.”

Acrescentei que preferia não entrar no mérito da eficácia desse tipo de documento, já que “os líderes politicamente corretos são hábeis o suficiente para modificar as leis de um modo mais sutil”. Pois bem: mal começou o ano, já estamos às voltas com a quebra desse compromisso por parte do governo (não vale o argumento lulista “eu não sabia”: Dilma é o governo). E também estamos às voltas com pesadíssimas manifestações de perseguição religiosa anticristã em vários níveis. Não se trata somente da nomeação da ministra Eleonora Menicucci, abortista (e até aborteira, conforme ela mesma conta em entrevista!) com muito orgulho. O secretário-geral da presidência, Gilberto Carvalho, que segundo o jornalista Reinaldo Azevedo é “o homem mais importante do PT depois de Lula”, declarou no Fórum Social de Porto Alegre deste ano que o governo pretende criar uma mídia estatal para disputar ideologicamente com os líderes evangélicos pelos setores emergentes. É uma verdadeira declaração de guerra pela mente do povo evangélico – e quem está do outro lado é o governo de Dilma, o governo petista! Vejam o que escreve Azevedo sobre o ideal petista:

“[Eles querem a] completa laicização da sociedade, sem espaço para a moral privada ou de grupo. Teses como descriminação do aborto, legalização das drogas, união civil de homossexuais, proselitismo sexual nas escolas (nego-me a chamar de ‘educação’ o tal kit gay, por exemplo) tendem a encontrar resistência. E as vozes que lideram essa resistência costumam ser justamente as dos evangélicos. […] Haver organismos, entidades, grupos ou religiões que cultivem valores fora do abrigo do partido é inaceitável.”

Essa é a perfeita descrição do totalitarismo: poder total, pensamento único, tudo debaixo do Estado. No nazismo e no comunismo, em toda parte e todas as épocas, o cristianismo sempre foi o maior inimigo de um Estado opressor e tirano, pois tal Estado exige idolatria e nós nos opomos a isso por adorarmos o Deus único e todo-poderoso, o Deus da Bíblia, Pai de Jesus Cristo, criador do universo e redentor de nossas almas.

Outro caso escabroso contra cristãos é o da psicóloga Marisa Lobo, perseguida por “fiscais” de sua área por afirmar sua crença no Deus da Bíblia. Ela foi intimada a tirar de toda a sua mídia social (Facebook, Orkut etc.) as menções a Deus, sob pena de perder o registro no Conselho. Vejam como estamos caminhando: antes, não podíamos ser crentes no espaço profissional para não perder a credibilidade; agora, não podemos ser crentes em lugar nenhum caso quisermos manter nossa profissão. O “agente secreto da fé” está se tornando um objetivo estatal para a igreja! É o imenso armário que estão preparando para nós.

A última é gravíssima e precisa de nossa atenção máxima: querem legalizar o aborto eugênico a qualquer tempo e o aborto por motivos “psicológicos” até 12 semanas. Marcaram uma audiência pública às portas do Carnaval, quando está todo mundo distraído, planejando viagens e lazeres. É como sempre fazem quando querem realizar mudanças impopulares nas leis. Posto na íntegra o conteúdo do post de um blog excelente sobre aborto, escrito por Eleonora Chaya (pseudônimo), com muita informação importante. Se você estiver em São Paulo e houver tempo, não deixe de comparecer!

Defensores da vida, ATENÇÃO!

No dia 24/02/2012 haverá uma audiência pública para que se façam alterações no capítulo “Crimes contra a vida”, do anteprojeto do novo Código Penal.

Entre as alterações, que abarcam também a eutánasia e o suicídio assistido, querem nos fazer engolir a contra-gosto as seguintes mudanças com relação ao ABORTO:

Como é:
Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento
Art.   124.   Provocar   aborto   em   si   mesma   ou   consentir   que   outrem   lho provoque:
Pena – detenção, de um a três anos.

Alteração:
Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento
Art.   125.   Provocar   aborto   em   si   mesma   ou   consentir   que   outrem   lhe provoque.
Pena – Detenção, de seis meses a dois anos.

Como é:
Art. 128. Não se pune o aborto praticado por médico:
Aborto necessário
I – se não há outro meio de salvar a vida da gestante;
Aborto no caso de gravidez resultante de estupro
II – se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Alteração:
Exclusão do crime
Art. 128. Não há crime se:
I – se houver risco à vida ou à saúde da gestante.
II – a gravidez resulta de violação da dignidade sexual, ou do emprego não consentido de técnica de reprodução assistida;
III – comprovada a anencefalia ou quando o feto padecer de graves e incuráveis anomalias que inviabilizem a vida independente, em ambos os casos atestado por dois médicos.
IV – por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação, quando o médico constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas de arcar com a maternidade.

Aqui vocês podem baixar o texto com todas as alterações propostas.

Clamo a todos que, quem puder, compareça à audiência!

Façamos número, sejamos ouvidos! Não podemos nos calar diante da legalização de um assassinato!

É PRECISO SE INSCREVER: clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Audiência pública discussão das propostas do capítulo “Crimes Contra a Vida” do anteprojeto do novo Código Penal
Quando: 24 de fevereiro às 14h Local: Palácio da Justiça, “Salão dos Passos Perdidos”. Endereço: Praça da Sé, s/nº. Mais informações: www.prr3.mpf.gov.br, crimescontraavida@prr3.mpf.gov.br ou (11) 2192-8873.

11 fevereiro 2012

Carta Aberta da Vinacc à Igreja Brasileira

Queridos leitores,

Peço sua atenção a essa Carta Aberta da Vinacc à Igreja Brasileira, escrita por Euder Faber, presidente da Vinacc. Precisamos do apoio de todos os irmãos que apoiam as realizações da Vinacc!

E continuem orando pelo fim da minha tendinite. ;-)

Abraços!

Norma Braga

02 fevereiro 2012

Novidades editoriais!

Capa_Apostasia O pessoal da VINACC é ninja mesmo e merece nossa admiração: não é fácil organizar um evento daquelas proporções (60 mil participantes!) e ao mesmo tempo abrir uma editora e lançar livros! A Visão Cristocêntrica Publicações é inaugurada com quatro obras inéditas, dentre as quais Apostasia, Nova Ordem Mundial e Governança Global. O título pode assustar alguns, mas o tratamento do assunto é bastante sóbrio biblicamente e envolve muita informação imprescindível para a compreensão de nossos dias atribulados. O livro é organizado pelo fera em direito Uziel Santana e seus autores são Norman Geisler, Augustus Nicodemus, Russell Shedd, Robson Fernandes e esta escriba que vos fala. Será lançado durante o evento da VINACC, no carnaval, mas já pode ser reservado pelo site.

E você, vai à VINACC? Estarei lá!

Outra novidade de peso é a editora de meu amigo Sandro Wagner, Interferência, que já conta até com loja virtual. Está com um monte de livros de Charles Spurgeon à venda, oba!

Essas novidades vêm em boa hora, pois meu bloguinho anda tristemente parado. Estou morrendo de saudade de escrever aqui – e tem tanta coisa acontecendo! Queria comentar a obsessão banheirística (e autoritária) do Laerte, o vídeo promocional da Planned Parenthood, o livro da Nancy Pearcey que estou lendo e muito mais. Na verdade, tenho comentado, mas muito esparsamente (e concisamente) no meu Facebook. Não posso escrever muito: a tendinite ainda está me rondando (continuem orando por mim!). Mas logo sairá meu livro pela Vida Nova, em março, e eu prometo postar as datas de todos os lançamentos e eventos em que estarei presente!